O touro e o carneiro

" Um dia um touro e um carneiro pastavam. Se divertiam comendo a grama verde e suculenta que se espalhava como um tapete por toda a extensão da montanha. O touro tinha os pelos negros e brilhantes, corpo robusto e musculoso e chifres pontiagudos. Tinha um olhar sério e sábio e uma postura imponente. O carneiro, bem menor que ele, tinha pelos brancos e compridos, chifres enrolados e um olhar arteiro e vivo.

Um dia, enquanto pastavam, viram uma flor muito bonita em um rochedo próximo de onde estavam e ambos julgaram ser muito saborosa.

- Acho que vou escalar esse rochedo para experimentar essa flor - disse o carneiro.

- Você é um carneiro e não uma ave, vai acabar caindo e se machucando se tentar fazer isso. - respondeu o touro.

- Vamos descobrir- e saiu saltitando de pedra em pedra, em direção ao seu objetivo.

Lá embaixo, o touro olhava para o carneiro, atento aos seus movimentos. Sabia que mesmo que quisesse, não poderia fazer tudo aquilo, pois seu corpo forte e robusto era pesado. Mas na verdade, ele sabia que não seria capaz de fazer aquilo porque era um touro, e seu lugar era no chão. Como também era o lugar do carneiro.

O carneiro continuava saltando e estava chegando ao seu objetivo, rindo enquanto sentia o vento em seu rosto. E foi então que, faltando apenas um pequeno salto para alcançar aquela bela flor, sentiu a pequena plataforma de pedra ruir sob suas patas.

Caiu e rolou rochedo abaixo, parando aos pés do touro, que impassível olhava para ele.

Seu pelo branco estava com manchas escuras de sangue e terra, mas em seu rosto tinha um belo sorriso.

- Eu o avisei que não conseguiria pegar aquela flor. Agora nem eu nem você saberemos se ela era realmente saborosa e você está todo machucado.

- É verdade caro amigo touro - disse o carneiro entre um gemido e outro - Não consegui pegar aquela bela flor. Mas por outro lado, consegui algo que eu não esperava conseguir.

Com um olhar de dúvida, o touro ficou esperando uma explicação.

- O que conseguiu meu caro amigo?

- Enquanto você ficou aqui, parado e sem correr o risco de se machucar, apenas por alguns momentos, consegui ser uma ave. Apenas por alguns momentos, consegui voar. E o sabor disso é melhor do que o de qualquer flor."

Moral da história: Quando nos arriscamos, podemos ganhar muito mais do que esperamos.