"CAVALO DADO NÃO SE MOSTRA OS DENTES" Conto de: Flávio Cavalcante

CAVALO DADO NÃO SE MOSTRA OS DENTES

Conto de:

Flávio Cavalcante

Aparentemente é um fato normal, mas me coloquei numa situação de muitas interrogações e exclamações ao mesmo tempo. A gente pensa que conhece tudo na vida, mas este causo realmente é reflexivo e serve para muitas pessoas encararem a vida com mais humildade e ao ler este conto, tirar proveito do que deve e não deve fazer, até para uma ajuda na educação de um filho e também no dia a dia da própria vida.

Alessandra presta serviço a um supermercado. Ela é funcionária de uma empresa famosa de perecíveis. De dois em dois dias, ela dá o seu parecer na loja para averiguar o correto posicionamento dos seus produtos e ajudar o mercado a melhorar a venda; conseqüentemente fazendo girar os seus pedidos dos produtos que ela é encarregada de abastecer a loja.

Ela adora conversar, tipo de mulher tagarela, que fala pelos cotovelos, como diz o ditado popular. Em conversa com as suas colegas de profissão, ela adora tirar proveito de uma situação para contar uma certa vantagem de vida. Ela diz “EU SOU ISSO OU AQUILO” Nunca fica por baixo em uma conversa e sempre na intenção de menosprezar as suas amigas, dizendo que tudo dela é melhor que as coisas das outras amigas.

Para se ter uma idéia do nível de personalidade desta garota, em uma brincadeira com a turma, alguém no grupo que estava reunido, abordou um assunto sobre pessoas que se dão bem na vida. E esta conversa virou uma bola de neve quando ela simplesmente tomou a palavra da boca do rapaz que puxou a conversa. Alessandra para crescer diante das colegas teve o topete de relatar que se para crescer na vida tivesse que matar a própria mãe, ela mataria. Aquilo soou como uma bomba na cabeça de todos. O resultado desta reunião foi que todos se afastaram dela de um a um. Ela é tão jovem e já carrega uma arrogância que pode certo não será boa coisa no futuro.

Mas a vida é de fato extraordinária e todos podem pensar que as falhas não vistas, o que é um fato, se perdem aos olhos humanos; pois não são perfeitos para enxergar tudo, mas dos olhos da natureza ninguém escapa. Pode ficar certo que o que se faz de errado, um dia vai prestar conta. No caso da Alessandra não demorou muito pra o universo desabar em sua cabeça.

Era final de ano e no mercado sempre na mesma data é aquela correria, para se vender os produtos natalinos. Meio dia, todos subiram para almoçar em confraternização, o mercado liberou gentilmente almoço para todo mundo, inclusive para os prestadores de serviço.

Na fila estavam todos os seus colegas esperando a vez para se servir do almoço especial de natal. O refeitório estava todo enfeitado e lotado de funcionários, diretores da emprese e fornecedores. Alessandra sempre jogando gracinhas querendo aparecer na frente de todo mundo. Chegou finalmente a vez dela se servir. Em uma das bandejas tinha um angu com carne seca. “CAVALO DADO NÃO SE MOSTRA OS DENTES” diz o ditado popular e ela parece que esqueceu deste detalhe. Ela para fazer gracinha disse em bom tom. “EU NÃO COMO ANGU. LÁ EM CASA NEM CACHORRO COME” Ela olha para a sua frente na fila era o dono da rede de supermercado e estava com o prato recheado de angu e moral da história. Ele a expulsou da loja, ligou pra firma dela explicando a situação e em pleno final de ano ela conseguiu a façanha de não poder mais entrar como profissional em mercado nenhum da mesma rede e ainda foi mandada embora, perdeu o emprego por desrespeitar os padrões de sua empresa.

POR MAIS FALHA QUE O SER HUMANO TENHA. TEM QUE PENSAR, ANTES DE FALAR, PARA ISTO NÃO TER UM REFLEXO PROFUNDO EM SUA VIDA.

- FIM -

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 10/12/2009
Código do texto: T1970084
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.