Inimizade entre as famílias da águia e da galinha

A águia e a galinha eram amicíssimas em tempos remotos e ambas ajudavam-se mutuamente em tudo o que fosse necessário. Certa vez, a águia propôs à galinha que a ajudasse a procurar um tesouro que perdera faziam muitas semanas.

A galinha aceitou a proposta e passou a procurar em tudo que era canto. Para tal deu-se a tarefa de debicar em todas as coisas que lhe aparecessem à frente, cavava a terra com as garras e observava minuciosamente cada pedaço de terra que arrancava para cumprir tão pesado dever. Passaram-se semanas. Seguiram-se meses a fio. Do tesouro da amiga águia nem uma pontilha!

Do alto de uma árvore, a águia, furiosa de tanta impaciência dizia à galinha que o tesouro tinha de aparecer, caso contrário, a penitencia sobre a família da galinha seria inevitável.

Assim aconteceu, pois, o tesouro jamais foi encontrado, a família da galinha continua cabisbaixa, sempre à procurar e a esgravatar a terra, atenta à aparição da águia que à qualquer distracção leva consigo os pintos e os ovos como pesada factura que infelizmente as galináceas têm de pagar para toda a vida, na penitência contraída da amizade que se converteu em servidão constrangedora.

Salueira Costa/ narrativa umbundu de transmissão oral.