Um Conto de Natal

O Chaveiro de Warwickshsire *( Um conto de Natal).

David possuía uma pequena loja de fechaduras em frente de sua casa, onde fazia também chaves para casas; era um bom chaveiro sempre procurado pelos moradores da pequena cidade para abrir uma porta velha ou fazer uma nova chave, com sua parca necessidade, ele e sua esposa Sarah, levavam uma vida regrada no comer e vestir e assim tocava adiante sua existência.

Num dia de Dezembro estava David admirando as vitrines com presépios e arvores enfeitada com lindas bolas coloridas, quando viu adentrarem em seu pequeno negocio um cavalheiro bem vestido, desejoso de seus préstimos:

Você faz chaves? Perguntou o cavalheiro bem agasalhado.

Sim, respondeu acanhado David, vendo um carro preto esperando na frente de sua loja.

Pode nos acompanhar?

Sim, um momento que devo avisar minha esposa para ficar no balcão...

Tudo bem estarei esperando no carro.

David pegou suas ferramentas e se dirigiu para o carro que o esperava.

Depois de alguns minutos já estavam em Henley-In-Arden onde havia uma velha casa de campo, num terreno de mais de cinco mil metros, com muitas arvores ao redor e um pequeno rio passando no fundo da propriedade.

David abriu a porta da frente com uma chave mestra, e os dois adentraram a casa que estava fechada há muito tempo.

Foram adentrando todas as dependências, onde tinha uma porta a ser aberta David sacava suas ferramentas e as abria com muita facilidade.

O cavalheiro pediu então a David se poderia efetuar a troca das antigas fechaduras por modernas com chaves menores, David pegou sua antiga maquina de calcular e depois de efetuar os cálculos disse quanto iria ficar o trabalho. O cavalheiro concordou e pediu ao motorista que o levasse de volta a cidade para providenciar os materiais.

David em seu negocio dispensou o motorista dizendo que iria com sua motocicleta sem problemas...

Conversando com Sarah e pegando as modernas fechaduras David foi em seguida para o local já pronto para efetuar o serviço.

Terminou à noite e voltando para casa já com o dinheiro do serviço no bolso, passou no açougue e na quitanda e comprou o necessário para um jantar mais incrementado naquela noite. Sara preparou um gostoso jantar, David comentou sobre o trabalho feito e os dois sorrindo refizeram a contagem do dinheiro Sara o colocou num local secreto do quarto, e os dois começaram a brincar no leito como duas crianças.

No manhã seguinte David atendeu ao telefone e era o cavalheiro o chamando novamente, pegou suas ferramentas e foi com sua moto em direção à propriedade, lá chegando viu que tinha que abrir um velho cofre incrustado na parede da sala de jantar atrás de um quadro olhou bem a porta do velho cofre e viu que o mesmo tinha alem da chave um segredo de combinações a serem feitos girando um micro reostato que estava todo sujo de poeira, deu uma olhada na fechadura e viu que estava cheia de pó também. Pediu ao senhor que se afastasse um pouco, pois teria que assoprar para tirar o pó que ali estava, quando o senhor deu um passo pra trás deu um tranco no quadro que caiu, para espanto dos dois havia detrás do mesmo um envelope amarelecido, o cavalheiro o pegou e tirou um lacre para ver o que tinha dentro, para seu espanto tinha outra chave, estava escrito, esta chave abrira um armário onde esta a chave do cofre e o segredo do mesmo. Viram que tinha um mapa, os dois foram então ate a casinha pequena que ficava um pouco distante da casa grande lá tinha um armário de madeira, bem envelhecido, com suas portas fechadas, com a chave encontrada no envelope David abriu a porta e dentro do armário tinha uma caixa de ferro, dentro da mesma tinha outro envelope, viram então que havia uma seqüência de números e uma chave ainda bem conservada.

Como já estava escurecendo David pediu para que acendessem as luzes, como não haviam ainda religada a luz elétrica deixaram tudo para o dia seguinte, e David voltou para sua loja onde Sara o esperava.

No dia seguinte bem cedo, David voltou e pegando o envelope do armário leu:

Warwickshire Setembro de 1945.

Está chave abrirá o cofre, o segredo é o seguinte, tenham bom proveito.

Alfred Frichenbruder general do Reich.

Quando adentrou a casa, um chá bem quente os esperava, feito pelo cavalheiro que feliz os aguardava. Tomando o chá os dois começaram a conversar:

- Há quando tempo você trabalha como chaveiro aqui?

- Bem eu nasci aqui, e depois me casei e consegui abrir esse pequeno negocio tão necessário nessa cidade.

- Onde você aprendeu esse oficio?

- Foi comprando as ferramentas e os materiais necessário que consegui com facilidade aprender sozinho

- Você tentou outra atividade?

- Bem, eu estava indo para conserto de relógio, mas com a inundação de relógios chineses vi que ninguém mais vai consertar relógio...

- Isso é verdade, bem eu vou precisar de você, pois penso em regularizar a documentação dessa propriedade e depois voltar a Londres onde temos um trabalho.

- Por que essa procura?

- David, nós judeus fomos surrupiados pelos alemães, polacos e até pelos franceses, e agora através dos documentos ainda não destruídos pela igreja que também se apropriaram, ou conseguimos fazer com que os legítimos proprietários, depois do fim da guerra possam de alguma forma reaver o que possuíam. É claro que é um trabalho cansativo, e esta difícil encontrar os herdeiros...

- Então essa propriedade está abandonada?

- Não, há uma documentação ainda a ser encontrada que dirá quem é o verdadeiro proprietário dela, esse é o meu trabalho.

- Então é por isso que está abandonada?

- Em parte sim, mas como era de uma família judia muito rica que a tinha como propriedade de Verão, estamos procurando seus herdeiros para regularizar os documentos.

- E Eles já sabem?

- Nem sabemos quem eles são.

Terminaram o chá e foram até o cofre para o abrir. Em seu interior mais envelopes lacrados agora escritos em alemão, dentro dos mesmos documentos e endereços onde poderiam encontrar a papelada da propriedade, algumas medalhas de guerra, e também algumas fotografias antigas, David olhou curiosamente aquelas figuras austeras retratadas, sabe Deus com que maquina fotográfica, via com surpresa judeus, em seus trajes típicos, e cada um com uma criança no colo.

Depois de olharem cuidadosamente colocaram as mesmas num grande envelope, e começaram a tirar a poeira dos demais documentos ali encontrados, havia, escritura, diploma, certificados de depósitos bancários, e até letras do tesouro britânico.

Os cavalheiros então juntaram tudo e tirando fora a agenda, marcaram o endereço que tinham que ir à localidade de Coventry. Lá foram recebidos por um velho rabino, os acolheram com cortesia, viu as fotos e foi até sua velha escrivaninha voltando com o nome dos fotografados, isso deu a eles uma satisfação muito grande, mas os documentos de depósitos bancários, e os do tesouro britânico? Disseram que tinham como comprovar isso em Israel.

Foram aconselhados a irem até ao cemitério onde havia alguma sepultura com nomes de antigos judeus da cidade, foram então até Wotton Waven, onde viram realmente algumas sepulturas com os nomes dos que estavam nas fotos, foram informados que os documentos das pessoas ali enterrados estavam numa antiga sinagoga em Wootton, foram em direção a esse local, mas, estava fechado, isso não era muito importante, pois já tinham os papeis necessários para o requerimento de posse pela lei britânica.

Saíram e foram até Wawen a fim de almoçar num restaurante perto do rio Avon que passava na propriedade, de onde estavam vindo, o proprietário do restaurante era um italiano bem velhinho que sentando com eles comentou sobre a necessidade de se fazer justiça, pois muitas propriedade conseguidas com muito suor foram roubadas durante a guerra, os informou que Rachel a secretaria da sinagoga estava chegando para ali também almoçar, foram apresentados e logo depois do almoço os três foram juntos até a Sinagoga para verem a documentação. Ficaram mais de duas horas procurando e quando já estava escurecendo finalmente conseguiram os papeis e fazendo um pedido para que os mesmos fossem fotocopiados, Rachel os entregou e desejando que tinha sido útil. David ficou procurando chaves de reposição e algumas revistas de modelos para levar pra sua esposa, e certamente alguns brinquedos para seus filhos pequenos.Os dois cansados voltaram e juntamente com David voltaram para Warwickshire.

Foram para o Hotel Ritz e David foi para sua casa onde sua família o esperava.

Jantaram e conversaram bastante falando da papelada encontrada e também das fotos amarelecidas.

As crianças estavam brincando com os brinquedos trazidos, já sua sogra via a revista e pensava nos tecidos necessários para fazer aqueles modelos ali estampados, era um ambiente de paz e muita felicidade, depois do jantar ligaram a TV e viram o tele jornal da BBC.

Tocou o telefone, Sarah atendeu e depois foi chamar David que já estava se preparando para dormir, eram os cavalheiro que marcaram um encontro com Davi e sua esposa no cartório da cidade na manhã do dia seguinte.

Os dois pensaram que era para servir de testemunhas para alguma escritura, mas tiveram a grata surpresa de saber que a propriedade na verdade pertencia a eles, e todos os saldos bancários, bem como as escrituras eram daquelas crianças que estavam na foto, e que somente David sobreviveu, pois foi escondido pela avó em um batistério, sob o nome de Eugenio, deixando na roda da igreja.

* Condado no interior da Inglaterra. Faz fronteira ao norte com Staffordshire e Leicestershire, a leste com Northamptonshire. É uma combinação entre industria e agricultura.

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 23/12/2009
Código do texto: T1992319