A FESTA DE SANTA TEREZINHA

O nosso querido Padre Pedro era devoto de Santa Terezinha e por isso a nossa paróquia dedicava a ela um festejo semelhante ao do Sagrado Coração de Jesus.

No mês de outubro repetia-se toda a programação da festa do Padroeiro em honra daquela que cativou a devoção do povo, seguindo o exemplo do seu Pastor.

Eu, por exemplo, fui no ano de 1948, a rainha eleita da festa, que culminou no dia 24 de outubro.

Durante a festa, além da programação já citada no tópico anterior, tínhamos a alegria de contar com um parque de diversões, com carrossel de cavalinhos, canoas, a onda e vários tipos de jogos. Nesta época não contávamos com a roda gigante e estes outros brinquedos modernos.

O clima ao redor da Igreja era muito festivo e regional. Ali havia bancas com comidas típicas, onde podíamos comprar bolo de “puba”, pé-de-moleque, broas, quebra-queixo, cocadas, ponches e aluá. Não faltavam também os pirulitos que eram vendidos em tabuletas furadas carregadas nos ombros dos meninos, que circulavam pelo parque. Tudo era muito simples porém bastante divertido.

As meninas com seus vestidos de organza, rodados, seus sapatos de verniz branco, preto ou vermelho e suas bolsas à tiracolo, passeavam em grupos.

Aqueles momentos eram registrados por fotos através de Basílio, fotógrafo a quem devemos a quase totalidade das fotografias que ilustram este livro.