Meritíssimo

MERITÍSSIMO

1

Chegou em casa e, para variar, a mulher não estava.

- Foi ao dentista.

Mandíbula de tubarão, pensou, com sete fieiras de dentes que se renovam progressivamente.

- Tinha hora no salão.

Podia, pois, chegar com os cabelos úmidos e a maquiagem fresquinha.

- Precisava de umas coisas do súper.

E, com certeza, ia passar no supermercado e largar o comprovante do cartão em sua mesa, com um gesto de estudado, mudo desafio. Como quem diz, aqui está a prova, insira-a nos autos.

- Chegou o sapato que encomendou no shopping.

Diria que a cor não era bem aquela, que imaginava o modelo bem diferente. E lhe mostrará a pulseira que comprou ao invés de.

- Hoje é dia de chá da turma da faculdade.

E só isso já será suficiente para justificar algum desalinho na roupa, no cabelo, na compostura. Uísque, seu aperitivo preferido.

- Foi buscar a criança na escola.

Desprendida com o filho dos outros: da irmã, da cunhada, das vizinhas, de uma amiga subitamente adoentada. Embora sempre tivesse adiado o projeto de um filho deles.

- Foi buscar o carro na oficina.

E sempre o mais fácil: furou o pneu. Muito buraco nas ruas desta cidade, uma vergonha!, justificava. Justificava pneus sem câmara que esvaziavam sem furar.

- Foi levar a prima no médico.

Vivia no hospital atendendo a prima distante, pobre e etérea. Ele dificilmente a via, a esta prima podre.

- Disse que ia ao cinema.

Sim, precisava espairecer um pouco, distrair-se um pouco. A culpa é sua, que nunca me leva. Sempre com serviço para fazer em casa, nunca tem um tempinho assim para mim. Embora jamais soubesse precisar o diretor ou o nome dos atores, sequer a cena do crime, digo, o local da ação. Não vou ocupar minha cabeça com coisas sem a mínima importância, fui lá para me divertir, passar o tempo, não para presidir um inquérito.

- Dia de trabalho no Centro.

Verdade, sua ação social, o trabalho espírita de amparo aos carentes e necessitados, os sofridos da periferia social. Nesses dias chegava com os olhos brilhantes de fervor, uma certa compunção mística a convulsionar-lhe a face, uma discreta febre a tomar-lhe todo o rosto.

Como a roupa, dificilmente repetia desculpa na mesma quinzena.

- Um cafezinho, Meritíssimo? Acabei de coar...

2

Jonas Negreiros, 36 anos, brasileiro, amasiado, residente na localidade conhecida como Morro da Covanca, etc.,

N.S.Desterro, abril de 1999

(Amilcar Neves, escritor)

O texto acima foi premiado no "2o. Concurso de Contos ler&Cia", promovido pelo Grupo Livrarias Curitiba, e publicado na revista "ler&Cia" número 30, de janeiro/fevereiro de 2010, em edição de 220 mil exemplares disponíveis gratuitamente nas lojas das Livrarias Curitiba, Livrarias Catarinense e Livrarias Porto nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 16/01/2010
Código do texto: T2033238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.