"A DENTADURA VOADORA" Conto de: Flávio Cavalcante

A DENTADURA VOADORA

Conto de:

Flávio Cavalcante

Era uma agitação na cabeça da menina Mariza. Ela carregava um problema em sua arcada dentária em que todos os seus dentes começaram a cair de um a um e o peso da idade estava cada vez mais doloroso em sua vida e atribuía não ter ainda um namorado, devido ao tal problema que adentrado em sua existência estava gerando outros problemas de complexo de inferioridade. Auto-estima lá embaixo. Mariza se escondia de tudo e de todos, por causa da ausência total de seus dentes.

Ela sofria e com o seu sofrimento fazia sofrer toda a sua família, que não podia fazer absolutamente nada, devido ás condições financeiras que a mesma vinha passando. Todos dentro de casa estavam desempregados e somente a mãe dela era quem trabalha em faxina e lavagem de roupas em lajedos do rio mais próximo para levar o básico pra casa que era alimentação, ainda que precária.

Eles moravam numa tapera em uma cidade do interior do Nordeste. A casa era feita de vara e barro batido. O telhado era feito de palha de coqueiro. Não tinha banheiro e quando eles iam fazer as necessidades fisiológicas aproveitavam as folhagens da cana de açúcar, que ficavam plantadas bem no fundo de sua casa. Era ali que eles faziam todas as necessidades.

Assim levava a vida de Mariza e sua família. Um caos de sacrifício. Sua mãe rezava todos os dias pedindo a Deus uma condição melhor para ela poder aliviar o sofrimento de sua filha. E parece que os anjos ouviram as suas preces. Em uma tarde final de ano e próximo de uma eleição para prefeito da capital do Estado, finalmente a comitiva dos candidatos, resolveram fazer uma visita á população paupérrima do lugar na intenção de adquirir alguns votos em troca de algumas doações. Mariza quando soube dessa visita abriu aquele sorriso e recebeu os visitantes com muita esperança de resolver o seu problema. O candidato sentou-se em um bando improvisado na sala e a mãe de Mariza contou o que estava acontecendo. O candidato ouviu atentamente aquela lamúria e disse que ia fazer o tratamento da menina e dessa vez até pelo estado emocional da garota resolveu fazer antes da eleição, coisa que as promessas sempre são para depois.

Assim foi feito. Mariza ganhara uma prótese dentária e a primeira vez que passou a usar fazia questão de sorrir até com coisas sem graça para mostrar o seu novo visual. Com pouco tempo depois, finalmente consegue, a Mariza, arrumar um namorado e ser pedida em casamento. Realmente era uma felicidade vista a olhos nus. A garota estava passando por uma fase de felicidade que não há muito tempo ela não sabia que era isto.

A mãe de Mariza aceitou o pedido de casamento, mas como era de costume honrar as tradições do lugar. O cavalheiro tinha que namorar na porta sob os olhos da matriarca. Mesmo assim o rapaz aceitou a condição lhe posta e os dois pareciam um casal de pombinhos.

Mais tarde era princípio de inverno e Mariza havia pegado uma gripe daquelas e estava corizando muito. Seu namorado assim que chegou á casa da sua futura esposa, quando viu o estado enfermo da moça, resolveu naquele momento cancelar aquele encontro naquele dia e logicamente a Mariza não queria perder um só momento junto do galã e não aceitou de forma alguma que ele cancelasse o encontro amoroso e assim foi feito. O rapaz obedeceu ás ordens de sua amada. Sua foi á cozinha preparar um chá esperto para cessar com a gripe de Mariza e quando menos espera, a matriarca viu um vulto passando pelas suas vistas e imediatamente ela saiu pra ver o que era. Veio de repente a surpresa e ouviu Mariza em prantos. Olhou para o canto de parede estava a dentadura da mariza sorrindo praquela senhora e Mariza desesperada procurando. Devido ao resfriado Mariza deu um espirro e a dentadura criou asas com a pressão saiu de sua boca foi parar na cozinha. Mariza chorou muito mais ainda quando a sua mãe em forma de brincadeira gritou “MARIZA TEUS DENTES PASSARAM SORRINDO E VOANDO POR AQUI” No começo ela ficou constrangida pensando que ia perder o amor de seu amado, mas quando ela percebeu que ele realmente gostava dela, relaxou e passou a achar graça da situação.

- FIM -

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 19/01/2010
Código do texto: T2038027
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.