-
 
Os viciados
 
O menino é tão doce que mais parece um príncipe. Vai fazer nove anos em março, peixinho safadinho que é.. Faz pouco tempo que a mãe descobriu o seu vício. Ele mesmo contou, com toda a candura: Mãe, eu não sei o que está acontecendo comigo, mas não consigo parar de ler. Então a tia avó assanhada ficou toda feliz pensando: agora tenho alguém para dar livros de presente. E assim foi, no último Natal. Comprou dois livros, achando que ia abafar. Mandou embrulhar de presente e ficou ansiosa esperando-o para o Dia do Natal, quando ele viria almoçar. Foi ele chegar e ela lhe entregar o embrulho, expectante. Ele abriu os livros e disse obrigada, com os olhos baixos. Sem coragem de dizer mais nada. E mais não disse, mas a tia avó viu que ele estava decepcionado. Perguntou-lhe se tinha gostado e ele balançou a cabeça afirmativamente, ainda tristonho. Falou alguma coisa baixinho, inaudível. Foi preciso que a mãe dissesse: é que esses ele já tem. E a tia não disse, mas pensou: (......), fui arranjar um sobrinho que não gosta de ganhar livros porque compra todos os que lhe interessam! Mas logo ficou em paz: ela também é assim. Compra todos os livros que quer e assim fica difícil dar-lhe livros. Todos os que ganha, tem que trocar.
 
(29 - série Pequenas Histórias Encantadas)