O HOMEM QUE GOSTAVA DO MAR

Passou pela vida a trabalho. Dezesseis horas diárias de luta árdua. Era persistente, perspicaz, perseverante e tanto perseverou que conseguiu.

Não tinha tempo para amigos, nem mesmo mulher e filho dispunham por longo período de sua companhia. Tempo é dinheiro, dizia.

Preocupava-se com o trânsito, o escritório, relatório, táticas e técnicas para aumentar a vendas na próxima semana. “Caçava” meios de fazer seu lucro aumentar. Quando a cotação do dólar caia, despencava também seu ânimo, seu entusiasmo. Cotação alta, mais “dindim” no bolso. Só alegria. E para comemorar fazia sexo morno que nem ao corpo satisfazia, quem dirá à alma que já não se aprazia com nada.

Tantas o amaram, tantas por ele choraram. Era carismático, seguro e sabia muito bem o que queria e principalmente o que não queria.

Gostou a vida sem emoções, longe das paixões, manteve-se fiel à sua vontade, à sua vaidade de homem bonito que nem sei para que serviria.

Não percebeu os primeiros fios brancos surgiam nos cabelos da esposa que cordata consumiu a vida ao lado de seu homem sem contestar, sem nada reclamar. Gastaram suas vidas, esqueceram-se de amar.

Não viu a infância do filho. Não lhe ajudou nas tarefas de matemática, nem acalentou a dor dos tombos de bicicleta. Futebol juntos, não tiveram, assim como não tiveram os games de que tanto gostam as crianças.

Culpa, não sabia o era. Só pensava em trabalhar para sua família e um dia teria posses para ter um sobrado na praia e então poderem descansar e realizar todos os seus sonhos: caminhar sem pressa, pescar, descansar na rede da varanda, tomar sol. Há quanto tempo não tinha tempo para um sol ou para observar a chuva caindo devagarinho, embalando o sono. Não tinha tempo nem pra rezar. Igreja há muito que já não freqüentava, não que não gostasse, gostava, mas tinha que trabalhar.

O tempo passou, a idade chegou, sua riqueza aumentou veio a sonhada aposentadoria e finalmente poderia comprar a casa, a da praia, que pela vida inteira, passou a esperar.

A mulher depois de madura tomou coragem, pintou os cabelos, começou trabalho novo numa escolinha infantil que fora inaugurada recentemente, ali mesmo no bairro.

O filho também não lhe quis acompanhar. Estudos, amigos, namorada: não quis se ausentar. O tempo havia passado e o transformado num homem, pronto para começar. Tinha agora seus próprios sonhos.

Já com idade bastante avançada, o homem que sonhava com o mar decidiu que mesmo sozinho, iria se mudar. Pretendia até o fim da sua vida, permanecer na praia, seu recanto particular. Eram tantos projetos que não havia nenhum tempo a perder.

Solitário olhava com uma certa tristeza, na areia as crianças de outros a brincar. Passou então a desejar que voltasse o tempo, mas ele, rebelde, não lhe deu ouvidos.

Nesse encontro com a vida bem que tentou contra o tempo lutar, mas, eis que nem seu coração lhe quis acompanhar, parou de bater, não quis mais correr, preferiu descansar.

Somente o corpo pálido, pode enfim repousar. Ali, frio, debaixo das estrelas, na maresia, ouvindo o barulho do mar.

AndreaCristina Lopes
Enviado por AndreaCristina Lopes em 27/02/2010
Reeditado em 23/11/2010
Código do texto: T2109899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.