Vontade de viver

Terça feira, 16 de março de 2010.

Olho o relógio da parede... é um bem antigo, desses que ficam com o pêndulo balançando pra lá e pra cá, num tic tac constante. São 02:26 , o sono se evaporou, na TV está passando o programa do Jô Soares, vejo o Ministro da Saúde falando sobre a Vacina da Gripe, a vida segue o seu curso.

Estava com sono até ouvir o gemido da minha mãe que estava sentindo dores abdominais, corri ao seu encontro e a encontrei no banheiro, ela gemia e pedia à Deus que aliviasse as suas dores. Há três dias mamãe começou a fazer quimioterapia, o tratamento será semanal, dose não tão agressiva, segundo o médico. Ela reagiu bem até hoje, quando vieram as dores e vômito, mas de repente...quem sabe se tudo isso não é por conta das laranjas que ela chupou à tarde, espero realmente que essa seja a causa do mal estar, caso negativo, preciso preparar-me psicologicamente para enfrentar as reações do tratamento longo (seis meses), até que esteja curada do câncer de intestino. O médico falou que a doença fora extirpada quando retiraram o tumor,e, que o tratamento atual é profilático, quero acreditar nessa afirmação, mamãe tem muita vontade de viver.

Ontem passeamos pela Floresta da Tijuca, o seu sorriso me encheu o coração de prazer, ela interagiu com a natureza, creio que lembrando de sua terra, tão distante agora, não cansava de falar sobre a mata verde, a beleza de tudo, fiquei muito alegre, fico observando cada movimento dela, me preocupa a idéia que entre em depressão por conta do tratamento delicado.

Minha mãe sempre foi uma mulher de lutas, vencedora, exemplo de ser humano, uma serva de Deus que não mede esforços para fazer a vontade do Pai, que, ao menor sinal de saúde, vai para a igreja adorar, não a vejo reclamar ou mesmo murmurar contra a doença que a acometeu, só a ouço dizer vez por outra que gostaria de não ficar careca, mas caso aconteça, tudo bem, será mais uma etapa para enfrentar.

Agora, são 2:55 , depois de mais uma crise de vômitos, ela pegou no sono deitada na rede, eu a deixei quietinha e apaguei a luz. Voltei para a sala.

Continuo sem sono. Estou pensando no papai. Ele faleceu há seis meses, não foi fácil a separação para a mamãe, depois de 49 anos de convivência... Volto ao presente, peço a Deus que D. Beth sare logo, que volte a ser aquela mulher saudável, e cheia de vida.

Lembrei de um texto bíblico: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. - Disse Jesus (João 16:33).

Eu creio, agora vou dormir em paz, o Senhor vigiará o nosso sono.