Einstein - uma história real

Primeiro de abril de 2010. No folclore, reconhecidamente dia "dos bobos", quando alguns 'pregam peças' para 'curtir' não só a tradição, mas o gosto de 'tirar sarro' da cara dos outros. Mas para nós não seria bem assim...

Outono no hemisfério austral. Chegando mansamente, temperatura tépida. No céu ainda a presença da lua cheia. Linda!

Duas horas da madrugada. Na casa dormem tarde... costume, gosto pela noite, pela madrugada e seus mistérios, sua magia exercida sobre o invisível de cada um de nós.

O cão fareja alguma coisa e vai para a rua quando o portão se abre e chega, de longa viagem, seu dono e amigo especial, sempre a lhe fazer festa desde o dia do nascimento da 'ninhada' que viera farta: seis cãezinhos. Todos foram doados, mas ele, esqueirando-se daqui e dali, acabou ficando 'de lembrança'... todo branquinho, sempre escolhendo retirar-se para um canto qualquer da casa, ele ganhou o nome de "Sossó' - pela individualidade e a pouca vontade de se juntar aos demais. Enfim, foram-se todos. Menos Sossó. Talvez um lance do destino, tendo em vista o que viria a ocorrer posteriormente.

Nascido em 10 de fevereiro de 2001, lá pelo dia 8 de março começou a dar sinais de algum mal, imediatamente diagnosticado: cinomose. Sim, o cãozinho estava com os dias contados. A luta foi ingente, mesclada com perda de esperanças e denodo férreo!!! Eis que no dia 24 de abril daquele ano (2001), após a própria clínica veterinária ter sentenciado a 'condenação' do animalzinho, ele - muito devagarinho -se dirige às tigelas sempre expostas ao seu cambaleante andar e prejudicado faro e come o que ali fora servido e bebe a água com soro no outro recipiente: estava SALVO!!!

Nove anos se passaram.

"Sossó" cresceu escabelado, com pelo muito branco e farto. Todo ele inteiramente branco! Vira-lata albino. Mas não só... super inteligente!!! De "Sossó" passou a chamar-se EINSTEIN ! Uma bela homenagem ao genial cientista... também pudera: Einstein abre até portas com maçanetas sextavadas!!! E sempre com os pelos arrepiados!!!

...então... 1º de abril de 2010. Einstein na rua passeando por perto. Voltaria, como em outras noites já ocorrera.

3h da madrugada, 4 h... nada. Cadê o Eisntein???

Ninguém sabia... nem nós, nem os guardas da volta, nem a vizinha que tivera o cuidado de telefonar para avisar que o tinha visto entrando no pátio do colégio das redondezas. PERDERA-SE!

Na mesma noite começamos as buscas. Por todos os cantos possíveis e imagináveis. Nada. Já no início da manhã, divulgação pelo rádio, pelos jornais, pela internet, entre os amigos. Assim foram os doze dias seguintes. Orações, pedidos, buscas. Esperanças quase perdidas.

Dia 12, 11h. Toca o telefone. O Hospital Veterinário da Universidade avisa que a Prefeitura havia descarregado lá no hospital uma 'leva' de cães recolhidos na rua e parecia que um deles era o que procurávamos.

- Mas como??? Aí ??? Tão longe, em outro município !!!

De que jeito????? Por quê???

- Aqui temos as informações do S.O.S. Animais e pelas fotos que nos enviaram, parece que o seu cão está entre eles. Se quiseres ver, às 14h nós abrimos.

Uma viagem de cerca de meia hora e estávamos no campus da universidade. Entramos... aquela quantidade de cães engaiolados, mal podendo se mexer. Numa da gaiolas, EINSTEIN!!! Quando nos ouviu chamá-lo... foi instantâneo: latiu, movimentou-se como pôde. E nós ficamos engasgados, meu filho e eu.

Todo ferido, mancando, sangrando, roxo (remédio que é aplicado para proteger os animais), faminto, sedento... mas VIVO!

Hoje ele já está melhor - um tratamento rigoroso, boa comida, muito carinho, nosso 'velhinho' está ativo. Se vai ainda viver muito, não sabemos. Mas está conosco, em casa, onde tem atenção e primoroso atendimento. Encontrá-lo, para nós foi um milagre!!!

Da janela da sala ele olha os outros seis vira-latas (ao longo do tempo foram chegando novos cães aqui...) que correm pelo pátio e pelo canil e que parecem também felizes com o 'parceiro' EINSTEIN de volta !!!

Afinal, para alegria de todos nós, EINSTEIN não é mais um "desaparecido" !!!!

*****************

*Einstein foi encontrado a quase 7 km da nossa casa.

*Não poderia deixar de agradecer àqueles que, ao saberem do 'sumiço' do Einstein, em seguida se manifestaram nos dando um apoio inominável... Na verdade, quando não podemos evitar ou acabar com a dor de nosso irmão, temos mais é que saber reforçar o ombro daquele que carrega a cruz...

Ana, Jefferson, Moncks, Layon, Benvindo, Barnabé, Dafne, Vitor, Til, Daniel, Graça, Inalda,Tânia, Maria de Lourdes, Solange, Lidiane, S.O.S. Animais, Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas e tantos outros que nos deram um alento: OBRIGADA!

lilu

lilu
Enviado por lilu em 15/04/2010
Reeditado em 22/10/2010
Código do texto: T2199435