DAR O NOME III

-Vai ver do gato. A liberdade que lhe concedo faz parte de um pacto que temos. Uma estranha amizade da qual não prescindo. Singularidades do solipsismo.

- Sim, vou já, senhor Amílcar. Vou correndo que não quero perder pitada dessa história. E há-de me também explicar isso do solipsismo, não me vou esquecer que não quero morrer estúpido. Quem tem vergonha de perguntar tem vergonha de aprender...

- Vá lá, vá. Traga outra manta. Arrefeço.

- Já aqui está o Bichano. E a manta. Está melhorzinho assim? Pronto. Não queremos que se constipe.

- Não quero não. Na minha peculiar idade podia ser fatal.

- Ah pois, eu não deixo que se constipe senhor Amílcar...

- Estava a ser irónico, Benito! Nada há mais fatal que o destino. Ou pensas que também ficas cá para semente?

- Nunca se sabe, nunca se sabe... inventam tanta coisa...

- Ora poupe-me!

- Ai que já está a ficar mal disposto. Continuamos a história da Clara Catalão? Viu, agora já não me engano mais. Já não digo Carla Cortesão. Eu até não sou muito burro pois não?

- Fino que nem uma raposa, Benito. Bem, onde é que ficámos?

- O senhor Amílcar ficou aqui na caminha e eu fui lá a baixo ver do sacana do gato que deve ter andado às gatas toda a noite. Está mole que nem papas.

- Esperto que nem um trasgo!

- O Bichano?

-Não! Você, meu menino, você.

- Ai que até fico corado com esses elogios!

-Posso continuar?

-Por quem é!

-Já ouviu falar com certeza no Holocausto. Quem não ouviu? Quem não terá já visto os filmes da praxe? A Lista de Schindlre, O Pianista, uma meia dúzia de séries mais ou menos interessantes e as pessoas acham que já sabem tudo. Nem sonham que tudo isso não passa de eufemismos. E mesmo tudo o que eu lhe contar não passará de um eufemismo. Porque na verdade ninguém nunca saberá o que de facto se passou naqueles campos.

As imagens que os Aliados filmaram quando libertaram os Campos de Extermínio e que se implantaram no imaginário colectivo, aqueles corpos humanos que eram esqueletos, uns ainda vivos, se é que se pode chamar a tal condição de “vida”...

Essas imagens não nos transmitem o que era o típico campo de extermínio nazi...

- Ai não!?

-Vê! Eu sabia que se admiraria. Esses mitos enraizados, essas verdades assentes em apenas uma parte da realidade... E no entanto as fotos foram tiradas, os corpos, mortos e vivos estavam lá para serem encontrados pelos soldados Aliados, coitados... Depois de toda a carnificina não estavam preparados para aquilo...

- Estou confuso, Sr. Amílcar...

- Calma, Benito, eu sei que sim. É natural. O que se passou foi que nos últimos meses de guerra, Himmler ordenou a evacuação dos campos de Extermínio de Leste, a maioria na Polónia. Auschwitz, Treblinka, Chelmno, Sobidor... De maneira que os campos de concentração alemães, que não eram de extermínio, ficaram superpovoados sem que houvesse a possibilidade de assegurar o suprimento de alimentos.

O extermínio que era levado a cabo nos campos de Leste não era pela fome era por gás. O método foi concebido para evitar causar o mínimo de dor e angústia às vítimas de modo a ser o mais eficaz possível. Pretendia-se matar o maior número de indesejáveis o mais rápido possível. Muitos indivíduos se empenharam em aperfeiçoar as câmaras de gás. Mudavam-se os gases para aumentar a rapidez da morte. Cremavam-se os corpos a seguir. Por isso aqueles esqueletos são uma minoria... Os milhões que morreram nunca ninguém os viu. Aqueles cadáveres eram gordos, obesos, magros, assim-assim... Mas nunca ninguém os viu pois eles foram reduzidos a cinzas.

- Por isso existem aqueles que dizem que o Holocausto nunca existiu, que os números estão errados.

- Não havia corpos para contar. E o pior é que aquelas pessoas que morreram já tinham deixado de existir. Apagara-se-lhes o registo de vida. Eram pessoas apátridas, desterradas, proscritas e indesejadas. E depois quando famílias inteiras são mortas quem fica para dar nomes às vítimas?

- Mas a Clara Catalão tem nome.

- Tem. Mas esse nome fui eu que lho dei.

- Era sua filha, Sr. Amílcar!?

- Não, Benito. Se a Clara fosse hoje viva seria ainda mais velha que eu.

- Estou baralhado.

- Pois está, pois está. Se tiver um pouco mais de paciência com um velho cansado...

- Ora ora, Sr. Amílcar, para a sua idade não podemos dizer que esteja cansado...

- Touché novamente, Benito!

AnaMarques
Enviado por AnaMarques em 23/04/2010
Código do texto: T2214628
Classificação de conteúdo: seguro