Matrix

Não era dia de São João, não era dia de Tiradentes, tão pouco era agosto, muito menos a professora Lúcia Helena havia falado da Grécia, sobretudo do Ícaro. O fato é que a sala 412, da escola Princesa Isabel, num dia maravilhoso foi a Fortazela de São José, em Macapá para saber na prática o que esse monumento, hoje uma das maravilhas do Brasil representava ou qual papel de destaque representava na história.

Entusiasmados os meninos e meninas passavam pela ponte antecedendo o imenso portão, para eles mais do que uma viaje na história, também uma oportunidade de passear e de se fascinar com a beleza histórica, pois muitos, a maioria carente, meninos de periferia, não tinha a oportunidade de sair com os seus pais.

Num minuto de explicação inicial feita pelo monitor, Paulinho irrequieto ficava a cutucar Marcinho e ambos a rirem sem parar eram repreendidos pela filha da professora, Marina, para terem uma postura de educação e pararem com aquela bagunça, foi quando mais ao centro da Fortaleza, quando o monitor falava e se dirigia à igreja dentro da Fortaleza,que Caio, João Victor, Arthur e Júnior falavam do filme Matrix e foram chamados a atenção agora pela professora.

Num sem ter nem pra que Paulinho em tom de provocação aos meninos fala do filme também, quando Caio discute uma parte do filme e o sem miolo do Marcinho resolve apostar com os meninos que ele fazia como o Matrix.

Mesmo sem entender os meninos apostam, mesmo sem o conhecimento ou consentimento da professora, do monitor ou das meninas em uma das filas indiana, Marcinho não quis saber. E ao se aproximarem do Baluarte ao norte, que fica bem de frente as margens do rio Amazonas, bem a vista do bondinho e do Trapiche Eliezer Levi, sobre a bela árvore de taperabazeiro, moleque sapeca, Márcio sobe na imensa muralha, de fácil acesso e fala bem alto:

- Matrix

Num som meio que surpreso e freando qualquer reação das pessoas presentes ali, o menino pula de aproximadamente quinze metros de altura.

A coitada da professora de pronto desmaia, as meninas começam a gritar sob choque, os meninos, coleguinhas do garoto se dividem, uns sob o ímpeto da curiosidade querem olhar, enquanto os outros sob pânico começa a chorar. O pobre monitor nem se atreveu a ultrapassar o seu espaço. Augusto, um turista, que assistiu a tudo foi quem num ar de liderança chamou a todos para mais no centro do monumento ficassem aos cuidados dos outros monitores, enquanto ele mesmo olhava e de imediato chamava pelo celular os bombeiros do local.

O medo, a preocupação com a morte do garoto era eminente. Minutos que antecediam o desespero foram amenizados, quando Augusto fitando o garoto lá de cima para baixo percebeu movimentos e choro no chão interpelados pela brisa do rio, que naquela altura sempre foi sem cessar.

Pensem o que pensar, mas sob o sol escaldante, na famosa Fortaleza, sentinela do Amapá uma acontecimento para deixar apavorados pais e mães, o bombeiro enfim chegou e depois de muita agonia tranqüilizou a todos dizendo que o menino passava bem, quebrando uma das pernas, os braços, mas que já começava entrar em desespero, pois sabia que também iria apanhar dos seus pais.