DESAFIO MEMORÁVEL
     Um desafio memorável, nunca antes solucionado. Um dos sete desafios matemáticos, premiáveis com um prêmio de um milhão de dólares, para quem os resolver. Existiam sete desafios, será que ao final desta estória ainda existirão estes sete, ou será que restarão apenas seis.
 
     Esta estória se passa no Rio de Janeiro, e envolve um obstinado e sua maravilhosa equipe de três outros brasileiros.
 
     É uma tarde fria. De pé, em frente à janela de seu escritório, o internacionalmente laureado Dr. Noriberto Rico Reis, no décimo oitavo andar de um prédio muito bem localizado, observa a chuva torrencial que desaba sobre a Baía de Guanabara.
 
     A paisagem, outrora maravilhosa, que incorporava desde a Ilha Fiscal, até o aterro do Flamengo, reduz-se agora a um indevassável aguaceiro, que do céu desmorona.
 
     Dr. Noriberto, um expoente nacional, pensador e humanitário, prepara-se para entrar na fase mais ousada de seu projeto pessoal.
 
     Em seu escritório, trabalham com ele, mais três especialistas. O também famoso Dr. Leôncio Gonçalo, especialista em otimização, além dos senhores Armindo Roberto e Enrico. Estes últimos, especialistas em ciência da computação, com vasta experiência em softwares real time de precisão.
 
     Dr. Leôncio, um ainda jovem profissional, é apaixonado pelo seu time de futebol. Brincalhão e perspicaz, ele consegue estar sempre à frente dos demais, quando o assunto é encontrar alternativas técnicas para problemas específicos de restrições globais em seus modelos. Formado pela universidade da Califórnia, possui um grau de perseverança muito alto.
 
O Sr. Enrico, especialista em soluções embarcadas, que necessitem alta performance, em mínimo espaço, trabalhou junto à base espacial brasileira de Alcântara, informatizando nossos lançadores. Junto ao Cope, trabalhou na equipe que desenvolveu soluções mecatrônicas para o jipe Mars Exploration Rovers, que até hoje está operando em marte. O mais sério e recatado da equipe. É o que podemos definir como um Homem de religião firme. Formado pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e pela UFRJ em computação.
 
O Sr. Armindo Roberto, é de todos o mais informal. Brincalhão, muitas vezes de uma ingenuidade infantil. Especialista em Banco de dados, com foco em qualidade e performance. Amante da vida, sempre tem uma visão positiva para todas as dificuldades. Formado pela UFF em Engenharia e pela UNICAMP em ciência da computação.
 
O Dr. Noriberto, é o ponto focal da equipe. Sendo o sócio majoritário, tem uma forma segura de gerir seus planos estratégicos. De grande coração, cuida da equipe como se fossem todos seus filhos. Uma única coisa o tira do sério, não focar com responsabilidade nos planos a serem executados. Matemático e engenheiro formado no MIT, possui vasto conhecimento em teoria dos jogos, em modelagem matemática, e em otimização. Mas seu forte é a resolução de sistemas não lineares e o estudo da complexidade. Coordenador e professor de uma das maiores universidades do país, já publicou inúmeras teses. Ganhador de prêmios importantes no mundo da matemática e da otimização. Intimamente, seus alunos o chamam de Dr. Nonô.
 
Dr. Noriberto, vem trabalhando neste desafio, já faz mais de 15 anos. Sua empresa, de atuação internacional, possui vários contratos com agências governamentais americanas e europeias. A OptiCom & AdResDev, “Optimize Consulting and Reserch Development” (Consultoria de otimização e desenvolvimento de pesquisas avançadas), nasceu de sua paixão pela pesquisa avançada no ramo da otimização. O seu desafio é encontrar soluções globais para os problemas de otimização complexos e de grande volume de elementos. Este é um dos sete ramos da matemática, onde existe um desafio público para encontrar uma solução implementável, que permita uma solução ótima, não aproximativa, para os problemas de otimização. Existe hoje um premio disponível de um milhão de dólares para quem encontrar tal solução.
 
Ele vem tentando, quase que alucinadamente, dia após dia, noite após noite, encontrar uma solução matemática implementável em componentes próprios reutilizáveis. Já tentou várias diferentes alternativas. Teve diferentes equipes, e agora, acreditando que encontrou a equipe certa, investe pesado em sua nova abordagem. Segundo a própria equipe, eles alcançaram “O estado da arte em otimização complexa de grandes volumes”.
 
Esta equipe foi selecionada pelo Dr. Noriberto, em 2006, entre os que ele julgava ser os melhores em sua área de aplicação. Ele aposta firmemente na dedicação de cada um neste desafiante projeto. Com esta equipe, ele possui a certeza que todo o trabalho será mantido em máximo segredo profissional. Menos pelo valor do premio, que o Dr. Noriberto pretende dividir integralmente com toda equipe, mas principalmente pela grandeza matemática envolvida.
 
Já tentou soluções aproximativas recursivas, já tentou pesquisa operacional, já tentou inteligência artificial, já tentou redes neurais, e agora ela ousadamente, e sob segredo de estado, desenvolve já a três anos, uma abordagem revolucionária: Um mix de solução implementável em componentes que possam ser executados em uma rede matricial de servidores, em cluster. Esta abordagem conta com uma modelagem morfologicamente mutável, onde o nível de heurística é também dinamicamente mutável. A matemática envolvida é totalmente revolucionária. Pelo que se sabe jamais pensada. Sua modelagem, e implementação, consumiu a quase totalidade do tempo disponível para esta equipe, que foi destacada, unicamente para trabalhar neste projeto.
 
Sua confiança é total. A equipe manteve até hoje o mesmo pique, e o grau de competência individual é muito alto. Em equipe, a sinergia é total, tanto individualmente quanto coletivamente. Esta equipe de quatro camaradas é resiliente a extremos. De cada obstáculo, saiu sempre mais forte e motivada.
 
Hoje, será dado início a fase de implementação final de sua magna abordagem. A rede inicialmente montada com 12 servidores de alto processamento, foi finalizada na última semana. Foram quatro dias, apenas testando sua estrutura. A equipe como um todo está em êxtase por poder, ao final destes quase quatro anos, conseguir iniciar os testes definitivos, nesta avassaladoramente difícil empreitada.
 
Dos quatro, apenas o Dr. Noriberto e o especialista Armindo, são casados e possuem filhos. As suas famílias já sabem que serão dias de quase total hibernação no laboratório, até mesmo por questões segurança operacional. Há a necessidade de que se tenha um cuidado total para que não seja vazada alguma informação. Esta rede está construída, totalmente independente de qualquer outra rede. Impossível assim, qualquer tentativa de invasão externa. Todos os componentes, definições, teoremas e casos de testes, foram totalmente desenvolvidos em estações de trabalho fora de qualquer acesso à rede remota. Tudo foi desenvolvido, desde as fases de pura pesquisa, em máquinas internas. Todas as reuniões de maior impacto para as pesquisas foram gravadas para documentação.
 
Enquanto observa a paisagem chuvosa. Ele pensa no dia de amanhã. O dia de hoje foi dado para que os demais três integrantes pudessem aproveitar um repouso merecido.
 
Ele confia plenamente no valor de sua equipe. Mesmo assim encontra-se ansioso pelo amanhã.
 
Todas as rotinas estão prontas e empacotadas em componentes específicos. Cada uma delas foi testada individualmente a exaustão. Testes unitários, foram repetidos infinitas vezes, e ele acredita que nenhum erro potencial venha a interromper a nova fase de testes de simulação final.
 
O trabalho foi dividido em quatro grandes fases, estamos no limiar de iniciar a última destas.
 
A primeira fase do trabalho foi a de definição do escopo e das estratégias a serem mantidas como rumo a ser seguido. Definido claramente os objetivos, e delimitado o escopo do projeto, isto no inicio do ano de 2006, ainda com equipe anterior, ele pode se focar na busca de uma ilustre equipe.
 
O Dr. Noriberto, assumindo completamente os custos deste projeto, partiu então para a montagem de sua equipe especial. O desafio, por si só, já era enorme. Desta forma ele decidiu não poupar esforços, e constituir uma equipe brilhante. Era condição mínima, trabalhar com uma equipe de brilhantes especialistas.
 
A seleção inicial e os convites finais, efetuado aos seus três meninos de ouro, como ele costuma chamar, foi efetuado até meados de junho de 2006. No final de julho, ele já possuía a equipe formalmente constituída. Esta equipe não trabalharia para a OptiCom & AdResDev. Ela estaria, em horário integral, alocada ao projeto “Solucionar otimização complexas”.
 
A segunda fase, transcorreu totalmente em um ambiente segregado, isolado do mundo, frente ao desafio revolucionário que estava se iniciando. Dos três andares que a empresa ocupa, o décimo oitavo andar foi reservado para este projeto. Toda uma infraestrutura de segurança foi implementada. Uma sala de reuniões confortável e bem constituída ficou disponível para este projeto. Optou-se por não incorporar documentadores ou secretária, visando maximizar a segurança das informações.
 
Foi uma fase muito teórica, onde ao seu final era desejado um modelo matemático consistente, que pudesse ser adaptado para quaisquer tipos de otimizações complexas. Foi uma fase que o que tinha de complexa, tinha de prazerosa, posto que nesta fase a criatividade lógico matemática era total.
 
A equipe, aposta todas as suas fichas que o modelo matemático seja robusto o suficiente para suportar quaisquer níveis de otimização global, onde se busque, nada menos, que uma solução ótima.
 
A equipe como um todo, comunga da certeza de que encontraram uma solução revolucionária. Haveria de ser resguardado o máximo de sigilo com esta descoberta. A matemática envolvida era de ponta, e em alguns casos, foram desenvolvidos novos recursos matemáticos para dar continuidade ao projeto.
 
- Nonô, estamos criando um novo patamar de qualidade de otimização. Sua matemática é revolucionária. Acho que não só poderemos solucionar este desafio matemático, como talvez até possamos ser indicados para algum prêmio internacional. É uma pena que não exista prêmio Nobel para matemática. Falou, o também Dr., Leôncio.
 
- Amigo, ainda falta conseguirmos provar que ela funciona na prática. A terceira fase será assim vital. Devemos conseguir primeiro estruturar uma solução implementável em componentes tal, que possa ser executada em quaisquer redes matriciais.
 
O Armindo sempre mais brincalhão falou: -Vamos trabalhar com Basic ou Pascal.
 
O Enrico, sempre o mais sério e recatado de todos retrucou: - Arlindo, não brinque com coisa séria, vamos nos utilizar do C++, e onde for necessário vamos entrar com Assembler. A performance é uma condição vital deste projeto.
 
O que importa é que todos os quatro, o trio de meninos de ouro, e o líder de platina (era assim que a equipe se referenciava ao chefe, quando este os chamava de meninos de ouro), estavam confiantes de terem visualizado algo de novo. Esta sensação é marcante quando percebemos que conseguimos realmente algo novo.
 
A terceira fase, foi de muita loucura. O modelo matemático estava pronto. Agora teriam que informatizar a solução. Teriam que “componentizar” cada rotina, e no final ter uma solução fechada, tipo caixa preta, que “customizavel”, pudesse ser utilizada para quaisquer necessidades de otimizações complexas. Muito trabalho, e muito teste unitário. Foi uma fase de trabalho quase insano. Terminada esta fase, faltava agora testar o todo, de forma integrada, e confirmar se tinham ou não completado o percurso do desafio.
 
A quarta fase, será a responsável pela consagração, ou pelo fracasso. Era esperado um teste não muito longo. Caso eles tenham conseguido passar pelas fases iniciais com louvor, que era um consenso entre todos, esta fase seria bem tranquila. Já haviam estruturado vários casos de testes, que passavam por típicas otimizações de caminhos de menor custo, passando por criação de pintos, desde o nascimento até a distribuição, além de cenários de troca ótima de barras de urânios para as usinas nucleares, entre inúmeros outros cenários. Esta fase seria a de passarmos por todos os trinta e oito cenários propostos.
 
E agora, como será esta fase. Conseguirão, o líder de platina e os meninos de ouro, ter um final de júbilo, ou serão eles incluídos entre os muitos que já tentaram resolver este problema, e nada conseguiram.
 
Iniciada a fase quatro, e os casos de testes, um a um foram sendo resolvidos. Um errinho aqui, outro acolá, mas todos solucionáveis. Desta forma todos os trinta e oito cenários foram resolvidos. Falar de felicidade e de alegria, é muito pouco. Eles pareciam tomados de uma energia fluídica de justa felicidade.  
 
Eles tinham alcançado um objetivo, que norteou a vida do Dr. Noriberto, pelo menos, nos últimos quinze anos. Ele sabia que havia sido uma jornada sofrida, na maior parte do tempo, ninguém acreditara que ele conseguiria. Uma coisa ele sabe, muito deste desafio, ele deve a sua equipe de confiança. Os meninos de ouro foram de uma capacidade, e de uma união competente jamais percebida em nenhuma outra equipe. A sinergia foi realmente mágica entre todos, e se existem pessoas ou grupos resilientes, este era um exemplo de total resiliência. De cada dificuldade eles saiam com muito mais força e brilhantismo.
 
Esta equipe de quatro brasileiros, provava para si própria, que quando o trabalho é sério, e os membros são competentes, o caminho para a vitória está aberto.
 
Receber o prêmio, agora é somente uma questão de tempo. Eles já decidiram criar uma ONG, para cuidar plenamente de até vinte crianças pobres, incluindo-se ai toda a educação, e deslocaram uma verba apara permitir a pelo menos cinco brilhantes alunos, obterem bolsas de estudos na área de otimização.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2335779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.