Apelido

Eu nunca gostei do meu nome. Maria Luana, não é nem um pouco bonito, não acha? Sempre fui chamada de Malu, desde pequena. Era uma bela noite, como outra qualquer. Estávamos no carro, no banco de trás a caminho de uma festa, eu Alice, Nanda e Duca, conversando animadamente. Minha mãe sempre fez o estilo: mãe-que-gosta-de-ser-amiguinha-das-amigas-dos-filhos, o que me irritava profundamente. Enquanto a gente conversava minha mãe prestava atenção:

- Duca, me empresta um pouco de blush? - pedi.

- Nada de Blush Maria Luana, suas bochechas já estão da cor de duas maçãs bem maduras! - se meteu minha mãe.

- Mas olha a bochecha da Duca tia, estão supervermelhinhas, parecendo que ela tomou sol! - explicou Nanda.

- Só vocês que pensam, que olha pensa: nossa essa menina exagerou no blush para parecer que foi à praia. - Foi sincera minha mãe.

- Sério tia? - perguntou Duca passando a mão na bochecha para tirar o excesso.

- Séríssimo. - respondeu minha mãe. - Duca, você gosta desse apelido, Duca?

- Não muito, mas todo mundo me chama assim a tanto tempo que nem ligo.

- Como assim, tem que ligar! Apelido é coisa que a gente leva pra vida toda! E o seu nome é tão bonito: Maria Eduarda. Duca é horroroso, parece ducacete, ducaraca...

- Mãe! - briguei.

- Mas é Maria Luana, Duca é patético! Se ela tivesse o nome feio, mas Maria Eduarda é lindo! Por que você não troca de apelido Duca?

- Como eu troco de apelido tia?

- Ué, pede para não te chamarem mais de Duca. Melhor! Não atende mais quando te chamarem desse apelido.

- Sério, será que rola?

- Claro que rola! Quem for realmente sua amiga vai entender!

- Ouviram meninas, nada de Duca. Valeu Tia!

- Não se muda de apelido! - exclamei.

- Quem disse? - indagou minha mãe.

- Eu disse! - rebati.

- Ah, Duca é tão fofo! Vamos chamar você de quê? Duda? Toda Eduarda é Duda, coisa mais sem graça.

- Que Duda que nada, Maria Eduarda, assim que vocês devem chamá-la. - disse minha mãe.

- Ah, eu já estou superacostomada com Duca, vai ser difícil.

- Desacostuma ué. Acho que você poderia aproveitar a onda e pedir para te chamarem de Maria Luana.

- Ah tia, a Malu é Malu desde pequena.

- Eu sei, Alice. Você que deu esse apelido medonho para a minha filha.

- Malu é tão fofinho! - disse Nanda.

- Malu é horrorosinho! Se eu fosse você malu, daria mais valor ao meu nome.

- Mas eu odeio meu nome mãe! Você sabe.

- Eu não quero mais que vocês me chamem de Duca - Decretou ela.

- A gente já sabe disso Duda.

- Duda também não, Alice!

- Sério que você quer que a gente te chame de Maria Eduarda? É muito grande, dá preguiça de falar tudo... - reclamei.

-Eu tenho uma sugestão de apelido.

- Apelido a gente não sugere, a gente ganha, Duca! - comentou Nanda.

- Pois é, mas comigo vai ser diferente! A partir de hoje, quero ser chamada de Cleópatra, a rainha.

Antes de explodirmos numa gargalhada coletiva, fizemos um segundo de silêncio para ver se ela estava falando sério.

Ela estava.

- Qual é a graça, posso saber? - irritou-se a... rainha.

- Nada, é supeercomum esse apelido. Tia, a Cleópatra, a rainha tá aí em casa ou saiu? - brinquei.

- Cleópatra, a rainha, quer fazer parte do meu time de futebol? - zoou Alice.

- Vocês não deveriam falar assim comigo, sempre fui super legal com vocês.

- Mas esse apelido de Cleópatra é ridículo!

- Nanda, Cleópatra A rainha, dando ênfase no A. - corrigiu.

- Fala Sério, Duca!

- Quem é Duca, Malu? - Perguntou Duca cínica. - Qual é o problema com Cleópatra, a rainha.

- TODOS! Se você se chamasse Cléo, mas não tem nada parecido com o seu nome!

Logo todos na escola estavam sabendo que Duca agora era Cleópatra, a rainha.

- Fala Cléochata! - Gritou Zé, um gaiato da escola.

- Qualé pirâmide? - cumprimentou Lelé.

Logo Duca percebeu que aquilo não daria certo e se rendeu ao velho e bom apelido: Duca. Finalmente, eu já não estava mais aguentando aquele apelido de rainha do egito ridículo!

FIM!

Isabela Castilho
Enviado por Isabela Castilho em 15/07/2010
Código do texto: T2379641