O dia do circo

Como todos os dias Beto e Ronaldo que estudavam na escola Magalhães Barata, em Belém, passavam pela Senador Lemos na volta da escola, a noite até chegarem a rua Brotinho e enfim chegarem na rua do fio.E todos os dias, desde que foi inaugurado, lá estava ele, o mini circo, na esquina das flores com a Senador Lemos. Tinha um leão, uma ema, duas girafas, uns macaquinhos e um elefante desde que se instalou ali.A sua lona era pequena e cheia de buracos; o picadeiro era um verdadeiro carrossel estático de ferros velhos, que não paravam de ruir.Além de dois trapezistas, três palhaços, apoios e uma linda moça, que era filha do dono.

A jaula do leão ficava de frente para onde passavam os carros, os ônibus e as pessoas, que o admiravam pela sua prepotência de rei e riam-se a valer pelo estado do animal, magro e esquelético, sem juba, sem bigode e quase sem pelo.

Passados várias semanas de arrecadações migalhadas, naquele dia o leão estava querendo comer e não tinha nada para alimentá-lo. Começando assim um grande festival de urros vigorosos, que metia medo até ao mais corajoso.Assim sendo o circo não funcionou durante o dia e nem da noite, mas os animais estavam enjaulados,quando lá pela 21h e 45’ da noite Vicente, o barbudo, um dos papudinhos do bar do senhor Coringa passando por lá lavado resolveu tirar um sarinho como o leão, fazendo inferências ao time paraense e resolveu, no sereno da noite meter a mão na jaula para beliscar o leão, que de um pulo, apavorado de fome, pulou no braço do papudinho e nem deixou o osso.

O pobre Vicente, de um porre arretado, logo ficou bom e conseguiu dar um berro mais alto do que o do leão, em seguida desmaiando, quando viu a sua mão direita ser devorada pelo miserável animal.

Num fuzuê escabroso, o dono do circo e mais dois dos seus comandados, mais do que depressa colocaram o homem no táxi e o levaram ao Pronto socorro Municipal de Belém, que de imediato foi socorrido ao chegar lá.Assinado todos os papeis de internamento do Vicente, o dono do circo foi liberado com os seus compassas como se fosse da família.Entraram num táxi e chegaram no local do acidente já dando ordens aos que ficaram para retirarem tudo de lá e em menos de duas horas o terreno estava desocupado.

Trinta minuto depois,quando Beto e Ronaldo passavam no local, após as suas aulas não havia mais nem registro desse circo e detectaram que o leão também já havia partido e até tentaram indagar os outros, porém ninguém também sabia até que a policia chegou e nada entendeu, colocou ordem dispersando a todos.assim como veio se foi, quem pagou o pato foi o seu Vicente que perdeu a mão e o respeito e ainda por cima ficara fazendo o diário