Dito de Saia

Lembranças de meu pai... Parte 3

Hoje lembrei de uma história do que papai contou para mim e que me marcou muito.

Dito de saia

Certo dia alguns Homens estavam derrubando o mato limpava, um terreno no interior do Paraná e no meio do trabalho um dos Homens estava cortando uma arvore com um machado e se seu pai o advertiu dizendo:

___ não bata o machado desse lado da arvore por que ela vai cair em cima de mim, seu filho não, pois fé sobre o que o pai tinha falado e respondeu:

___ a arvore não vai cair ai onde o senhor está.

O pai insistiu dizendo:

___ menino, menino pare de bater desse lado da madeira essa arvore vai cair em cima de mim, e o filho responderam:

___ se essa arvore cair em cima do senhor eu uso saia o resto da minha vida!

Após algumas machadadas a arvore veio a baixo e caiu em cima do pai de Dito como era conhecido o filho do Homem que acabara de morrer esmagado pelo tronco de uma enorme arvore. O rapaz conhecido como Dito passou a usar saia e assim o fez pelo resto da vida.

Conversando com minha mãe essa noite sobre o acontecido ela me relatou como foi a primeira vez em que ela viu o homem que se tornou um personagem histórico no interior do Paraná, o lugar erra conhecido como cerâmica ou porto da cerâmica.

Esse foi o depoimento de minha mãe:

___ era um sábado chuvoso e o time do Dito de saia jogaria com o time da cerâmica, na época eu tinha mais ou menos 14 anos e todos nós tínhamos curiosidade de conhecer o Dito de saia então seu avô nos levou para ver o jogo e conhecer o Homem.

Quando chegamos no campo da cerâmica eu vi aquele Homem de camiseta, um cinto preto e um saiote xadrez, só ai nós acreditamos que era verdade e o Homem existia mesmo.

O Dito de saia foi casado teve filhos e era considerado um bom Homem e principalmente ficou conhecido por cumprir com sua palavra e sempre usar um saiote xadrez.

Essa é uma das muitas histórias que meu pai nos contava...

Heavy

Sociedade dos poetas vivos...