A IMPORTÂNCIA DO PLANETA TERRA

A IMPORTÂNCIA DO PLANETA TERRA

MOR

Um certo escritor vivia numa cidade do interior brasileiro gostava de participar de encontros literário, que acontecia em seu país e as vezes até no exterior, certa vez foi convidado a participar de um encontro numa cidade bucólica brasileira muito tradicional, pois esta cidade era o berço de muitos escritores de uma época remota, este colóquio literário teria uma duração de uma semana, pois naquele conclave apresentaria uma palestra muito importante, sobre a sorte de nosso planeta terra, palestra esta poderá mudar a sorte de toda a sociedade.

O escritor depois de todos os preparativo, para sua viagem a uma região importante, pois além do encontro queria visitar alguma cidades históricas, para melhor conhecer a história de seu belo país.

A viagem seria de ônibus, assim teria tempo para ver aquela paisagem no trajeto de uma nova estrada recentemente inaugurada e que ainda não tinha passado pela mesma, e quem sabe podia servir ao dito escritor matéria para suas crônica, contos ou mesmo poesia.

Depois de tudo preparado na véspera da saída, pois no dia seguinte de manhã partiria com destino a cidade onde seria realizado o referido encontro.

Partiu de sua casa num taxi até a rodoviária da cidade, ainda antiga e bastante acanhada, diante de toda a evolução da sua cidade chegou meia hora antes da partida e ficou na sala de espera de onde partia a sua condução, ali estava as suas malas e tudo que riia usar naquela bela viagem, e na banca da rodoviária comprou o jornal da cidade e enquanto esperava a saída do ônibus se inteirava das novidades de sua região, pois o jornal tinha cunho regional.

Nas manchetes do jornal tinha uma noticia que lhe chamou a atenção, um assalto a uma relojoaria ótica e casa de jóias na noite anterior.

O relato do assalto era um coisa fantástica cheia de nuances de causar inveja pela ousadia dos assaltantes, em conquistar a confiança dos proprietários em fotografar aquele ambiente para ilustrar uma revista promocional, daquele estabelecimento.

No relato jornalistico consta que os assaltantes depois da primeira visita que seria o preparo e garantir a conquista e confiança, dos proprietário tentaram fazer algumas fotos, mas o fotografo não conseguia disparar a referida máquina pois tremia, mas tudo era um disfarce estava mesmo filmando o ambiente, para melhor conhecer e saber todos os detalhes do funcionamento da loja.

Pois quando voltasse para completar a reportagem o caminho para o assalto estava livre e sem receio de ser frustrado.

Com a chegada da referida equipe que quase repetiu as mesma gafes da primeira visita o fotografo entra na frente em seguida entram outras pessoas interessadas em comprar jóias, e entra mais uma moça, que cochicha no ouvido do fotografo e este pede a proprietária onde fica o sanitário pois a moça necessitava de usar o mesmo indicado o lugar a moça entra em seguida entre outro moço, o fotografo estava com dificuldade de realiza o seu trabalho, mas tudo fazia parte do esquema do assalto e a proprietária nem percebeu, quando os ladrões recolhiam as peças mais importantes da loja sem que a dona percebesse toda a armadilha daquele roubo fantástico, no final da leitura daquela ousadia em pleno dia num bairro de muito movimento o ônibus encosta na rodoviária para dar inicio a viagem do leitor do jornal.

E o nosso escritor naquele momento leva suas bagagens até o ônibus e o cobrador coloca-as no bagageiro e lhe entrega o comprovante para sua retirada no fim daquela viagem.

Acomodado na sua poltrona começa a meditar o sonho da noite anterior, quando esteve

num local muito lindo com muitas pessoas, andando por lugar bem bucólico, e lá vi um homem vestido de verde passando com sua linda esposa e tinha uma menina bem pequenina, e o escritor chegando perto daquelas pessoas o cumprimentou e começaram a falara menina desinibida e faladeira foi quando o escritor perguntou quantos anos tinha a menina, sua mãe respondeu sete anos, logo o escritor ansioso perguntou e porque é tão pequena com esta idade?

Sua mãe respondeu ela nasceu no tempo normal mas só pesava trezentos e cinqüenta gramas tinha dificuldade de respirar, seu respirar parecia com um piado de passarinho, nunca esteve doente, mas seu crescimento foi normal e espero que ela chegue a altura de uma pessoa normal.

No entanto ela é muito inteligente aprende tudo com muita facilidade, no meu entender apesar de pequena ela amadureceu muito mais que uma criança normal que tenha a sua idade, depois deste breve diálogo o escritor se despede e vai para o local do encontro literário e se encontra com velhos amigos escritores e correspondentes numa fase antes do meio virtual chegar a ser uma realidade.

Pois o mesmo colecionava centenas de cartas dos amigos escritores que daria para escrever um livro sobre a quele tempo heróico da literatura de uma época remota, que não volta mais, a não ser que esta terra sofra qualquer acidente ecológico, que venha destruir tudo que até o momento vem revolucionando este mundo moderno. Será que estamos livre de um acidente de que esta terra volte a uma situações de milhões de anos, quando a mesma era uma esfera ardendo em chamas tudo com o combustível que tinha em seu seio e com a sua extinção a mesma começou a uma fase de resfriamento e desta grande bola de gelo entrou em nova fase de descongelamento e teria sido o calor do astro sol, que lentamente veio dar este modelo que hoje vive suas conseqüências funestas pela mão do homem moderno.

E o nosso escritor no encontro literário vai expor um trabalho para acordar esta nossa sociedade, para no futuro evitar males maiores a toda sociedade que vive e desfruta todas estas modernidades terrestre neste momento atual.

Ele vai dissertar sobre todos os males praticados por este povo em relação a ecologia, a devastação de nossas florestas e seu ecossistema que tanto benefício trás a sociedade atual, o cuidado com os meios hídricos, para que no futuro a água seja o maior bem da humanidade, que a mesma não fique eternamente poluída tornando a sociedade refém da mesma, a água nunca de faltar na terra a não ser que um dia ela se aproxime do sol e este lentamente venha aquecer a terra e com isso chega-se ao fim deste belo planeta, mas pode faltar água pela poluição dos todos os rios e mananciais terrestres e até as reservas subterrâneas e aí o homem pode até morrer de sede, mas tudo isso só venha acontecer por negligência do próprio homem, no final o nosso escritor conclama a todos a se unirem em torno de uma trabalho de advertência a toda a sociedade mundial na defesa deste planeta e ainda chama a atenção, para que evitem guerras e tornem a PAZ o fator mais importante na união de todos os povos deste maravilhoso planeta, no final da sua apresentação ele foi aplaudido por todos os participantes do referido encontro.

O mesmo retorna a sua cidade gratificado pelo seu trabalho apresentado naquele conclave, e ainda com muita esperança de salvar esta belo planeta.

São José/SC, 18 de agosto de 2010.

www.poetasadvogados.com.br

www.mario.poetasadvogados.com.br

mosnyoiram@gmail.com

Asor
Enviado por Asor em 18/08/2010
Código do texto: T2445032