O HOMEM MAIS SÁBIO DO MUNDO

Há muito tempo atrás, antes que todas as histórias e contos, lendas e fábulas, contos populares e folclores, se espalhassem pelo mundo, e as pessoas se divertissem e aprendessem com elas, todas as histórias estavam reunidas num único lugar: o Lago Sapiente. Ninguém ia até o lago, pois ele estava rodeado por uma grande e densa floresta, e nessa floresta moravam animais ferozes. Assim, ninguém ouvia as histórias e mundo era muito triste.

Numa aldeia longe do Lago Sapiente morava um homem chamado Kaê. Ele, como todo o mundo, era triste. Certa vez, Kaê soube que toda a sabedoria do mundo estava contida nas histórias do Lago Sapiente. E então decidiu fazer uma longa viajem até o lago, e conseguir algumas histórias para alegrar a sua vida.

Depois de meses e meses Kaê conseguiu passar pelos animais selvagens e chegar até o lago. Mas quando Kaê começou a beber do lago, e a aprender e se divertir com as histórias e a sabedoria do mundo, Kaê foi tomado de um grande ciúme. Ele então pegou um pote de barro mágico que havia trazido, e dentro dele guardou toda a água do lago, ate que não restasse mais uma gota sequer no lago seco.

Kaê partiu de volta a sua aldeia, e enquanto viajava, as vezes bebia do pote, e até chegar a sua casa, Kaê já se considerava o homem mais sábio do mundo, saciado com todas as histórias e sabedorias que existiam.

Kaê, com medo que seu pote cheio de sabedoria fosse roubado, decidiu guardá-lo no alto de uma árvore, na frente de sua casa, onde ninguém iria procurar tal tesouro. Mas para escalar a arvore, Kaê precisava usar as duas mãos, e decidiu prender o pote de barro no peito, amarrando-o com uma corda. Mas duas vezes tentou subir, e duas vezes caiu de volta ao chão, pois o pote no peito atrapalhava a escalada. Enquanto se levantava para tentar uma terceira vez, uma menina de nome Cassandra se aproximou, e disse inocentemente:

— Senhor, eu o vi cair duas vezes, por que o senhor não carrega o pote nas costas, em vez de levar no peito, seria mais fácil para subir.

Kaê então percebeu que não era tão sábio quanto imaginava ser. Aquela menina tinha sido mais inteligente e sábia que ele, que possuía todas as historias e sabedorias do mundo. Kaê então tomou uma decisão, subiu no ponto mais alto de toda a região e lá abriu o pote de barro, jogando suas águas nas nuvens.

E então, quando choveu, todas as histórias e contos, lendas e fábulas, contos populares e folclores, e toda sabedoria do mundo, se espalhou por vales e montanhas, por campos e pastagens, por bosques e florestas.

Assim, toda a diversão e os ensinamentos das histórias passaram para as pessoas, e mundo se tornou um lugar mais feliz, graças a decisão de Kaê, que percebeu que a maior sabedoria do mundo era dividir o que sabia com os outros.

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 03/09/2010
Código do texto: T2475501
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.