O inteligente pobre e o ignorante rico

ERA UMA VEZ UM SENHOR QUE TINHA DUAS FILHAS MOÇAS. A FILHA MAIS NOVA CHAMAVA-SE CLARABELA E A MAIS VELHA CHAMAVA-SE GABRIELA.

UM DIA, CANSADO DE SUSTENTAR AS DUAS FILHAS, O VELHO TEVE UMA IDÉIA: PROCURAR UM MARIDO PARA CADA UMA DELAS. ELE DEU UMA VOLTA NA CIDADE E ENCONTROU DOIS RAPAZES: UM INTELIGENTE POBRE E UM IGNORANTE RICO.

OS DOIS JOVENS FORAM APRESENTADOS PARA AS DUAS MOÇAS. ESTAS TIVERAM QUE ESCOLHER COM QUEM IRÁ SUBIR AO ALTAR. CLARABELA, A MAIS NOVA, ESCOLHEU O RAPAZ INTELIGENTE E POBRE. GABRIELA, POR SUA VEZ, ESCOLHEU O RAPAZ IGNORANTE E RICO.

NO DIA SEGUINTE, O CASAMENTO ACONTECEU E CADA UMA DAS IRMÃS FORAM MORAR COM SEU MARIDO.

ANOS MAIS TARDE, CLARABELA E GABRIELA DESCOBRIRAM SE FIZERAM A ESCOLHA CERTA. CLARABELA, QUE HAVIA ESCOLHIDO O RAPAZ INTELIGENTE E POBRE, FOI MUITO FELIZ NO CASAMENTO. MOTIVO: O MARIDO ERA INTELIGENTE. ELE TINHA MUITA FACILIDADE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DO DIA-A-DIA E ALÉM DISSO, CONSEGUIU ARRANJAR UM BOM EMPREGO E PROSPEROU. GABRIELA, QUE HAVIA ESCOLHIDO O RAPAZ IGNORANTE E RICO NÃO TEVE A MESMA SORTE QUE SUA IRMÃ. MOTIVO: O MARIDO ERA IGNORANTE. ELE NÃO SABIA ADMINISTRAR BEM O DINHEIRO QUE FOI GASTADO SEM NECESSIDADES. O DINHEIRO FOI SUMINDO, SUMINDO...E FICOU POBRE. FOI PROCURAR UM EMPREGO E INFELIZMENTE NÃO CONSEGUIU POR CAUSA DA IGNORÂNCIA.

Magda Caires
Enviado por Magda Caires em 13/09/2010
Código do texto: T2495938
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.