O QUE É O VENTO ?

O QUE É O VENTO?

DEFINIÇÃO DA WIKIPÉDIA: “O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.”

Uau, fico feliz de perceber que não possuía tais informações sobre o vento antes de conhecê-lo pessoalmente. Acredito que, se antes de sentí-lo em meu rosto tivesse lido todas essas explicações científicas, teria temido e jamais ido ao seu encontro. Talvez me escondesse em algum abrigo longe de qualquer brisa, ou inventasse um comunicador e o mandasse viver atrás das montanhas.

MINHA DEFINIÇÃO DE VENTO: Sim, tenho minha própria definição de vento: Um ser brincalhão que adora despentear meus cabelos e fazer cócegas em minha pele. As vezes possui o temperamento um tanto raivoso, fazendo todo mundo se esconder em meio aos seus rugidos e suas correrias desvairadas.

As vezes acho que ele pode até mesmo perceber meus sentimentos. Quando estou triste levemente me envolve em um abraço, e quando derramo lágrimas sua brisa as secam em meu rosto. Não tenho o que reclamar, pensando bem tenho sim, não gosto de ficar sempre com um penteado selvagem.

Porém, é sempre tão atencioso. Se está quente, me refresca com sua leve passagem. Se está frio, traz sua massa quente e abafada. Se preciso de água, traz para perto as carregadas nuvens e suas gotas de chuva. Se preciso de luz, o vento varre as nuvens do sol. Se meu bronze passa do ponto, ele as chama novamente. Se minha noite está escura, ele descobre as estrelas.

Acredito que ele também seja um grande músico em sintonia com meus pensamentos. Se desejo ouvir uma melodia suave, o vento balança levemente as folhas das pequenas árvores. Se quero algo mais animado, desloca os objeto em ritmo acelerado batendo no que vier pela frente.

Só não entendo o porque dele sempre viver correndo. Por mais que eu insista para que fique, vai embora em uma direção contrária deixando aqueles que precisam de seu corriqueiro ar, sem recursos. As vezes escuto notícias de que está próximo ao mar causando estragos, ou devastando locais com sua ferocidade. Então assustada espero até que sem ao menos avisar, bagunça meu cabelo com sua leve brisa misturada ao odor de flores frescas. Fico feliz que ele não tente me arrastar pra longe também, e embora eu me arrisque, lhe proporciono minha companhia.

Talvez ele seja revoltado por tentarem explicar sua beleza, sua força, sua forma de agir. Também não é pra menos, só de se falar em “radiação” os olhos das pessoas se arregalam. Mas não vou tocar nesse assunto agora, ele anda meio sensível. Vou deixar que pense a respeito, reflita e o entenda. Quanto a mim, estou saindo agora para ouvir sua sinfonia.

Juliana Letícia
Enviado por Juliana Letícia em 01/10/2010
Código do texto: T2532442
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.