"BRINCADEIRA DE MAU GOSTO" Conto de Luiz de Souza

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO

Versão de Luiz de Souza

Em um pequeno povoado tinha uma tradição de século. Que tradição era esta?

Era uma brincadeira que existia naquele povoado. Ali tinha um rio que passava próximo ao povoado. Este rio tinha uma emborca dura, o mesmo jogava água em um lago ali existente, ou melhor era este rio que alimentava o lago, era este motivo deste lago nunca secar porque ele estava sempre abastecendo o mesmo.

No lago tinha muitos jacarés. Ali era uma espécie de berçário onde havia a reprodução dos mesmos. Este lago ficou sendo a atração do povoado.

Para se ter uma idéia, se juntava tantos jacarés, que ao fazer sol, eles se juntavam uns ao outros para se aquecerem; muitas vezes não dava para ver a água, tão amontoados eles ficavam! Eles eram muito ferozes.

Naquela data era lançado o desafio, conforme a tradição, aquele que atravessasse o lago nadando ou pisando por cima dos jacarés e chega-se no outro lado do lago era premiado com uma boa quantia e ele se tornava campeão. Recebia um colar feito de embira, que era colocado no seu pescoço como se fosse uma medalha e reinava o ano inteiro. Tinha um homem considerado corajoso na região. Todos tinham por ele um grande respeito, este premio era doado por toda população a ele por ser o homem mais corajoso daquela região. Ele era quem passava a medalha para seu sucessor, a não ser que ele volta-se a competir e se tornar novamente campeão.

O colar seria colocado pelo organizador do evento. Entre eles tinha um morador por nome de Zé molengo. Ele tinha este nome porque era pálido, falava pouco, não tinha coragem para nada, medroso de tudo, inclusive tinha pavor à água. Na hora do desafio quando foi autorizado o pulo para a surpresa do povo, lá estava Zé molengo dento do lago lutando para sair de dentro da água e subir em cima do jacaré. O povo gritando em uma só voz, Zé molengo... Zé molengo... É o nosso campeão, com muita luta chegou ao outro lado! O organizador disse:- parabéns Zé molengo pela sua coragem,diga alguma coisa para este povo que você agora representa.

Diga alguma coisa uma merda! (Disse o Zé molenga). Eu quero é saber qual foi o filho de uma puta, que me empurrou dento dagua.

Versão de Luiz de Souza

o velho maluco

VELHO MALUCO
Enviado por VELHO MALUCO em 13/10/2010
Código do texto: T2554785
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.