A CARTA DO PILOTO NÃO TÃO ANÔNIMO

Senhora,após as cartas de Caminha,Mestre João e a do piloto anônimo,que narram fatos do descobrimento a Vossa Alteza Real seu marido,aqui tens a minha carta.

Não lhe dou conta da composição da frota,porque sei ser esse fato de somenos importância para a minha rainha.Garanto-vos que passamos,por maus pedaços ao vencer a rota das Canárias e Cabo Verde. Após termos perdido,uma nau do resto da expedição,chegamos a uma terra repleta de imensas árvores,algumas cor de brasa, e povoada por gente cor de bronze,que andam pelas praias.(A propósito é a respeito dessa gente,que desejo falar)

O Capitão Mor,mandou alguns homens em terra,após várias ancoragens sucessivas à procura do melhor sítio para a esquadra atracar,encontramos um Porto Seguro.Ao voltarem de terra,trouxeram arroz,papagaios e uma tal raiz chamada Inhame,que é a farinha que usam por aqui para fazer o pão,acreditamos que possa substituir o nosso usual trigo,amém...pois a nosso estragou todo durante a viagem.

Alteza,o que mais impressionou vossa serva,e que vai lhe causar grande admiração,são os habitantes desse lugar.São pardos, corpulentos,tem cabelo compridos e pintam o corpo de vermelho.Acho que não sabem beijar,pois trazem o beiço de baixo furado, e metem-lhe um osso grande como um prego,alguns ao invés do dito osso,trazem pedras azuis ou verdes,que assegurou-lhe,são preciosas,agora vem o pior (ou melhor depende do ponto de vista) eles andam completamente nus,sem vergonha alguma,com os “balangandãs” de fora, as mulheres idem,e são belas,sensuais,o que excita nossos homens,são muito bem feitas de corpo,com seios rijos,nádegas roliças e usam cabelos negros compridos e brilhantes. Aqui fica uma constatação de sua humilde serva: Os brancos irão se misturar com elas, até eu vejo-me tentada em deitar com esses selvagens...perdão Alteza!!!

Estávamos todos nos batéis por ordem do Capitão,quando de repente nos vimos rodeados por dezenas deles,que corriam em nossa direção,pulando e sorrindo como se estivessem em uma grande festa. Logo obtivemos água fresca,trazida em cabaças,frutos frescos e saborosos,que foram trocados em terra por espelhos e bugigangas sem valor,quisemos dar a impressão de escambo,mas acho que já começamos a explorá-los,é bem capaz que virem escravos.

O mais curioso,após nos abastecermos e ter retornado a bordo,os vimos acenando em nossa direção,pedindo que voltássemos,pensei que queriam devolver os presentes,mas descobrimos que queriam mais...hum!!! Índio é tão bonzinho!!!!

Essa tarde,peguei um dos degredados me olhando com insistência,fiquei com receio que descobrissem meu disfarce,mas não se preocupe,descobri que tinha sido degredado por ser afeminado,entende??? Ótimo sinal,estou convencendo como “homem”

O comandante desceu à praia,para ver a cruz feita de véspera,que havia ficado encostada a uma árvore ainda estava lá,estava (prova de que a tendência para a corrupção,não foi herança dos indígenas) logo pela manhã conduziram a cruz para um lugar mais ao sul,onde seria melhor vista,e onde se celebrou a primeira missa,me emocionei!!! A receptividade religiosa dos selvagens,nos dá a esperança de que são manipuláveis.

Digo-vos que a afirmação de Caminha em fazê-los crer que aqui não há ouro ,nem prata,nem pedras preciosas,é falsa,cuidado!!! Digo isso,porque ontem um dos silvícolas trazido a bordo,apontou para colar de ouro que o capitão traz ao pescoço, e apontou para a terra,sucessiva vezes.Acredite,essa terra ainda irá nos dar muitas riqueza.

Os pássaros são de um colorido fantástico, penas amarelas,verdes,azuis de vários matizes,os peixes são enormes,tem a cabeça de um porco,e o corpo de um tonel.

Ainda não sabemos se é uma ilha,ou terra firme.Sugiro, se for ilha chamá-la de Ilha da Fantasia ou se for Continente,Terra do tudo dá,garanto.Percebo aqui que quase tudo é vermelho: o corpo dos selvagens,a pena das aves e um pau cor de brasa,parecem chamá-lo de Brasil...Aí está um bonito nome pra terra cor de fogo,cor de sangue...sangue, lágrimas de sangue!!!Será isso que os pobres degredados que nesta terra ficarão irão chorar,mas acredito que serão consolados por belas jovens de vergonhas tão altas e cerradinhas e limpas cabeleiras,que lhe darão colo,e sabe lá o que mais,para aplacar a saudade da “terrinha”.Pobres degredados!!!

E dessa maneira dou aqui a Vossa Alteza conta de que sua fiel serva,viu com os olhos que um dia a terra há de comer,ou se sofremos alguma tormenta na volta,o mar há de beber.Beijos em Vossa face rosada e real.Daqui da Terra dos Paus de Fogo,uiii!!! Ou da Ilha dos Homens nus, aiii!!!

SÁBADO 02 de Abril de 1500

P.S: Quero adverti-la para acontecimentos de suma importância para o progresso dessa terra recém descoberta. É preciso que a próxima expedição traga quantidade suficiente de tecidos para cobrir a “vergonha” desses aborígines,que por conta desse fato,e tão somente por essa tentação,lhe asseguro que a mistura de raças irá ocorrer aqui,ou melhor...já ocorreu.Perdão Alteza,mais não resisti!!!!

Maíra Monteiro
Enviado por Maíra Monteiro em 17/11/2010
Código do texto: T2621626