Assalto ao “bonde” pagador

Em meados do século passado aconteceu um roubo espetacular a um trem londrino. Aqui no Brasil rendeu um belo filme com recorde de bilheteria na época.

A estratégia do acontecimento mexeu tanto com algumas pessoas que elas passaram a sonhar em ter uma grande quantia de dinheiro com pouco esforço. Foi o caso de Germano Félix, em Raposos – MG.

Aquela pacata cidade tinha uma linha de trem que conduzia seus moradores até Belo Horizonte e até Ouro Preto, em outro sentido. E uma outra linha, de bonde para o transporte de passageiros e de funcionários da empresa mineradora de ouro, a Morro Velho.

Por meio desse bonde, escoavam depósitos de dinheiro e valises com pagamentos dos mineiros da Mina D’água, em Raposos.

Germano Félix então, arquitetou um plano de descarrilhamento da composição do bonde.

Em meio às duas cidades havia/há um vilarejo denominado de Galo. Após a estação que lá, havia, um túnel em curva cortava uma grande montanha. Na saída deste túnel, Germano, imaginou colocar uma pedra fincada no dormente, com a ponta por sobre o trilho. De forma tal que, quando o maquinista saísse do túnel, não conseguiria visualizar a pedra e o acidente seria inevitável.

Sabedor do dia em que os seguranças da Mineração levariam o dinheiro para os pagamentos dos funcionários, só restou ao homem colocar em prática seu plano.

Escondido por entre as touceiras de capim, Germano aguardou o bonde.

Lá vinha o bonde! E com ele muito dinheiro. Com seu descarrilhamento, o bandido apossou-se da valise e com revóver em punho, gritou:

_ Isto é um assalto! Não ouse me seguir ! Pois, ou mato ou morro !

O plano até ali foi perfeito; mas Germano esqueceu-se de articular suas idéias de como iria fugir com o dinheiro.

De bonde ele não poderia ir, pois a composição emperrada, não permitia passagem. De trem, só se atravessasse as correntezas do Rio das Velhas e o dinheiro molharia todo.

Restou então, a ele, cumprir com a promessa; ou mato ou morro. Seguiu mato a dentro e morro acima.

Já exausto e com o cerco dos seguranças fora detido e o dinheiro resgatado.