DESEJO DE SERVIR.

Marcos Joaquim Silvestre, dono da fazenda Alvorada tinha uma filha, Maria Dolores.

Culta e inteligente após passar uns anos com sua madrinha na cidade para estudar, tornou-se professora .

Há tempos ensinava vinte alunos.

Tinha muitos planos para aquelas crianças.

Regularizaria a situação da escola junto às autoridades competentes.

Sabia não poder fazer muita coisa, mas tudo o que ela pudesse faria.

Com o apoio do pai, senhor cinqüentão, que fazia questão de pronunciar seu nome e sobrenome quando apresentado.

____Satisfação...Marcos Joaquim Silvestre, seu criado.e com reverencia apertava a mão do apresentado.

____Papai, que tal se fizermos anexo a escolinha um refeitório? Podíamos servir sopa ás crianças.

____Refeitório?

____Sim papai, só vamos precisar de um fogão industrial duas “bocas”, um caldeirão grande, pratos e colheres, uma mesa grande bancos...

Verduras e legumes temos na horta, ah...podemos também incluir pão. Ah e o barracão pode ser simples.

____Essa “escolinha” tá ficando cara! Rsrs.(risos)

____Oh paizinho...

____O que eu não faço pra te agradar? Providencie...

____Dolores pulou no colo do pai, como sempre fazia... te amo amo amo!!!

____Também querida! Esse abraço paga... Se tiver que ser feito que seja logo ...rsrs.

____Nossa... Estou tão feliz...

Naquele mesmo dia, após as aulas, Maria Dolores marcou com todos da fazenda uma reunião.

____Bem pessoal, temos grandes novidades. Vamos anexar á escola, uma cozinha onde seus filhos poderão

Se quiserem, tomar uma gostosa sopa.

O zum zum foi geral. Manoel levantou a mão.

____ Pois conte cum nois pra mão de obra né pessoal??

____È...

____Vamos precisar de mulheres também! Quem quiser ajudar de o nome.

Nada!

Foi aí que Maria Dolores sentiu que nem todos estavam empolgados como ela.

____Meu Deus... Será que me precipitei? Mutirão é uma coisa, mas todo dia...

Um mês de trabalho e o anexo estava construído.

Simples como a escola, mas confortável.

Sala grande com quatro meias paredes, para amenizar o calor,

Tolda de plástico que se erguia por cordas, substituindo persianas para proteger da chuva,

Piso queimado, como dizia Manoel,

Possuía quatro mesas de madeira, fixas no chão com bancos laterais do mesmo tamanho que a mesa.

No fundo, dividido por balcão de lado a lado menos o espaço para uma porta dando entrada à cozinha,

Podiam ser vistas duas pias assentadas sobre mesa estreita e comprida de alvenaria e azulejo branquinho,

Ideal para manusear verduras e legumes.

Ao lado ficaria o fogão. Quem sabe até uma geladeirinha.

Mais ali, uma prateleira com portas, metade com telas, para serem guardados os utensílios.

A noticia correu.

____Voceis sabem que na fazenda Alvorada tem almoço pras criança?

____Pois num sei? Ano que vem vou matriculá as crianças lá.

____Mai tem que i na escola pra te direito a cumida?

____Num sei...capais que sim né?

Todo dia vinha gente da redondeza querendo vaga.

Chegavam quase na hora da sopa.

____Pode servir a todos...

____mas o pão acabô....

____Teremos que providenciar mais.

A situação estava fugindo do controle de Maria Dolores.

____... Será que uma simples sopa, atrairia tanta gente?

Que pobreza meu Deus.

Vamos dar um jeito... Haveremos de dar, quem sabe pedindo ajuda da prefeitura da cidade?

Ofícios e mais ofícios foram entregues a prefeitura.

O povo chegando, a sala de aula ampliada dava acesso a quase cinqüenta crianças.

Maria Dolores tinha uma auxiliar que pagava do bolso, pois sozinha não dava conta.

E gente chegando. Senhora com criança de colo, mais irmã, mais tia, mais comadre, mais vizinha.

E ajuda braçal também chegando...

____Hoje eu mais minha cunhada lavamo as loça!

____Se quiserem ajuda com as verdura...

A horta da fazenda já fora ampliada, mas não dava para o gasto.

Foi quando Maria Dolores conversando com o pai...___Paizinho... Que eu faço? Corta-me o coração ver a simplicidade e carência desse povo.

____Oh amada, vamos pensar juntos, quem sabe nossas idéias não clareiam com a Graça

De Deus.

____Papai e se transformarmos nosso trabalho em um Posto de Assistência?

____Como assim?

____Convocaremos amigos e parentes da cidade para auxiliar-nos. Formaremos grupos...

____Peraí...Calma explique melhor...rsrs.(risinhos).

____Papai... Vamos fazer uma reunião fraterna, marcar um dia... Convidar todos nossos amigos da cidade, amigos de amigos, enfim...

.Nessa reunião falaremos sobre a fundação do Posto de Assistência.

____Tá, mas que é Posto Assistência?

____oh paizinho desculpe...É assim..

Pensei usar a escolinha como base do Posto no sábado, que é quando não tem aula.

Durante a semana só os alunos matriculados poderão freqüentar, já no sábado,

Qualquer pessoa, mas organizadamente.

As crianças ficarão em um lugar especifico, separadas por faixa etária. Onde terão instrutores voluntários,

Para passar-lhes através de aulinhas teóricas e praticas ensinamentos de amor ao próximo, honestidade e respeito.

Poderemos implantar coral, teatrinho, tudo com fundo de boa moral.

Para as senhoras organizaremos clube de mães, com palestras sobre higiene, controle de natalidade etc.

Alem de atividades manuais, bijuteria, reciclagem, corte e costura, culinária...

No final da atividade, será servida sopa nas próprias salas. Se pudermos distribuiremos cestas básicas entre os mais carentes.

Roupas usadas, calçados. Para isso pediremos apadrinhamento dos amigos, Campanha do kilo por exemplo.

Começaremos com um pouquinho, duas três cestas...

____Eita menina pra sonhar alto. Se você acha que dá certo, mãos á obra... Rsrs.

Mas e os homens?

____Horta, marcenaria... cestaria, artesanato porque não?

Para cada amiga ou conhecido Maria Dolores enviou cinco convites,

Explicando a finalidade do Posto de Assistência ainda por formar se.

Pedia a presença de todas as pessoas que tivessem o sábado livre,

Para colaborar voluntariamente com o Posto. Que os demais convites fossem

Distribuídos ao visinho ou parente.

Todos seriam bem vindos.

Na data prevista, Maria Dolores organizou o refeitório, para acomodar o pessoal que viria.

Menos da metade dos convites foram aceitos.

Maria Dolores, gentil, agradecia a presença de todos esperançosa de que

seu plano desse certo.

Começou a reunião.

___Amigos...Boa tarde...

Vamos em primeiro lugar, agradecer ao Mestre Jesus,

Pela oportunidade, do auxílio ao próximo, abençoa Senhor nosso propósito.

Que possamos ser forte para persistirmos no trabalho do bem.

Silencio total.

Podia-se ouvir o roçar de asas da borboleta beijando a flor ali adiante.

Uma paz imensa reinava no local.

____Pois bem... Como é do conhecimento de todos, a finalidade desta reunião é ...

Quem quiser pode tirar dúvidas, fazer perguntas...

Timidamente uma ou outra pessoa fazia uma pergunta.

Maria Dolores respondia prazer e otimismo.

No decorrer da reunião podia-se notar nos rostos de muitos o desejo

De participar naquela nova empreitada.

Maria Dolores, conversava alegremente com algumas senhoras, quando sentiu um leve

Toque em seu ombro.

____Desculpe, Maria Dolores Silvestre? Creio ter boas noticias...

Trago em mãos, por mando do Sr. Prefeito, uma carta, em resposta a tantos

Ofícios endereçados a ele, em seu nome.

Tomando a carta entre as mãos, a jovem tremia. Seu rosto, iluminado,

Deixava transparecer imensa alegria.

____Amigos...Noticias ótimas com relação a nossa escolinha.

Papai, chegue aqui por favor.

Acabo de receber, resposta favorável para a regularização de nossa Escola.

Amanhã mesmo cuidarei para que a nossa escola, receba o nome de

“Escola Ana Maria Silvestre”,

Em homenagem á minha mãzinha, que enquanto entre nós,

Muito me incentivou, a seguir seus passos como professora.

Agradeço também ao papai, Marcos Joaquim Silvestre, que

proporcionou-me meios, para que eu pudesse vingar esse sonho.

Quero também agradecer a cada um daquele que aqui se encontra,

E pedir a todos, que com força de vontade e mangas arregaçadas,

Possamos levar, mesmo por algumas poucas horas, ao nosso próximo,

Momentos de paz.

Hoje, trinta anos depois, a "Escola Ana Maria Silvestre", emboras ainda modesta, conta com vinte salas de aula, amplo refeitório biblioteca, quadra de esportes, piscina, sala de teatro.

O Posto de Assistência, “Novo amanhecer”, beneficia através de suas obras de caridade

Centenas de crianças jovens e adultos.

A Fazenda Alvorada tendo derrubado suas divisas, deu oportunidade para que se formasse,

Junto com as terras em volta, invadidas, e mais tarde doadas pela prefeitura,

Uma grande Comunidade que abriga milhares de pessoas.

___Podemos mudar o mundo?

Não... Mas podemos fazer a nossa parte.

Muita paz!!

Muita paz!