Atitude de Auto-melhoramento.

Um dia, lá pelos meus sete ou oito anos, meu pai, vendo que eu estava com dificuldades para aprender a nadar na piscina do clube, colocou-me na garupa de sua moto e me levou para uma corredeira próxima à cidade.

Chegando lá, foi logo entrando na água deliciosa de um fim de tarde quente de verão e me convidou a entrar também. Como era uma corredeira, a água descia forte e em determinados locais seu nível subia a ponto de deixar-me com a água no pescoço.

Nesse momento, quando me vi diante uma correnteza e com a água subindo ao pescoço, meu pai disse:

“Deixe-se boiar e bata pernas e braços para que a correnteza não te arraste!”

Foi dito e feito: aprendi ali a nadar!

Somente quando a água bate no pescoço é que se pensa em uma saída; quando se vê no limiar de sua existência, o sujeito resolve agir. É um ímpeto da natureza que nos impulsiona para a prevalência em salvar a qualquer custo a própria pele. Instinto primordial, correr, salvar-se...

Hodiernamente ficava nervoso com coisas que não mereciam o mínimo stress emocional, muito menos veias ululantes e gritos e xingamentos estrondosos.

Agora aprendi e tento aplicar o automelhoramento diariamente em minha vida, fazendo uso dos princípios abaixo, sempre empregados na terceira pessoa, sendo a “Alma” a geradora dos conselhos:

Respire fundo e conte não até dez, mas até cinqüenta!

Agora tens uma meta e o tempo não é mais teu inimigo.

Quando uma terceira pessoa diz algo contundente, porém verdadeiro, a nossos ouvidos, temos a impressão de que aquelas palavras foram fortes e assimilamos com maior facilidade. Agora, quando o comando advém do próprio subconsciente do indivíduo, ou de sua Ânima, como preferir, aí as coisas adquirem uma consistência sólida. Aconselhar-se a si mesmo, eis um princípio. É imprescindível que tais conselhos venham com uma roupagem sóbria e verdadeira, com palavras de trovão aptas a transformarem a situação, pois quando a água bate no pescoço, ou se aprende a nadar ou se deixa levar...

O tempo é quem dita as regras. Se estacionar onde está, certamente não chegarás a seu sonho; se acelerar o passo acauteladamente, provavelmente o alcançará tendo como recompensa o próprio tempo.

E abraçou-me fortemente, rindo e chorando ao mesmo tempo, com as lágrimas saltando, dizendo aos soluços:

“História mais linda não existe!

História mais linda não existe!!

Não existe!

Não!

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 10/12/2010
Código do texto: T2663938
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.