Menopausa e andropausa: período das pausas

Menopausa e andropausa: período das pausas

Ontem, no clube, encontrei-me com o amigo Edimilson e fomos beber algumas geladas. A linguagem fática tomou seu lugar, claro !

_ E aí Edmilson, tudo bem ?

_ Sim, Calazans. E com você ?

Papo vai papo vem e as brincadeiras foram surgindo.

_ Lá em casa, Calazans, estamos dando uma pausa …

Ele fez uma pausa após ter dito a palavra pausa e eu então o indaguei:

_ Uma pausa ? Como?

_ Na regatirice !!! Eu e minha mulher estamos no período das pausas: Andropausa prá lá e Menopausa prá cá. Então estamos assim … Quando a procuro, ela se esquiva e quando se apresenta, eu desconverso.

O calor que está fazendo neste mês de fevereiro, mais o nosso calor interno, quem está ganhando com isso são os pernilongos. Para eles, dormirmos com as janelas abertas, não poderia haver nada melhor.

A irritabilidade é tanta, que dá vontade de pegar esse mosquito e assoviar dentro de seu ouvido prá ele aprender o que é incomodar, quem está em pausa.

Abrindo parênteses aqui, em poucas palavras, digo que DAEM (Deficência Androgênica do Envelhecimento Masculina) ou Andropausa é a queda do hormônio sexual masculino, a testosterona; e, a Menopausa é o início da cessação da menstruação. Issoé somente para ilustrar nossa conversa.

Mas, voltando à prosa animada, continuamos a caçoar com a idade.

_ Pois é, meu velho. A idade chega e temos que conviver com o desgaste natural da vida, não é mesmo? Disse-lhe.

_ É ! De pausa em pausa vamos dando uma pausa para as nossas conversas e nossas geladas. Timtim, Calazans !

_ Timtim, Edimilson !