Após anos e anos ausente Rita estava retornando à sua cidade, onde ainda moravam seus pais.

Ela viajara, estudara, se formara e o contato mantido com familiares era apenas pelo telefone, já que ali essa era a única possibilidade de comunicação, além do correio que era muito demorado por lá!

Ao voltar sentia dentro de si uma certa agitação.

_Como estarão papai e mamãe ao vivo?

As fotos não lhe davam a idéia muito real pois eram feitas com uma máquina antiga, sem recursos e esses, ainda que existissem, não saberiam ser aproveitados por eles, que não eram muito "experts" nessas coisas...

Ao chegar, imaginava que ao longe, já do portão sentiria o perfume dos bolos e comidinhas do fogão à lenha...

Porém, ao avistar a casinha,  notou que não havia fumaça na chaminé. Será não estavam usando o fogão à lenha?

Foi avançando, chegou mais perto, abriu a porta e encontrou os pais, sentados...

O pai, levantou-se  ajudado pela bengala e foui ajudar a mãe a erguer-se.

_ Minha filha! grita a mãe!
Que bom te ver! Vieste pra ficar? Estamos felizes....

O pai deu um demorado abraço e beijo cheio de saudades.

Assim ficaram os três por um tempinho abraçados, aplacando a saudade!

Estava perto da hora do almoço e a mãe pergunta à Rita:

- O que queres comer, filhinha?

 -O que é que preparaste?

_Na realidade, temos de tudo, podes escolher lá no freezer...

- Freezer, mamãe?

_Sim, veio o Seu Pedro aqui lá da loja grande e nos vendeu, instalou aqui. Funciona bem!

 Escolheram um prato e colocaram no microondas...

-Mamãe e aquele sagu tão delicioso, fizeste pra me esperar?

_Não, filhinha. Mas temos sorvetes em pote também no freezer...

Assim foram passando as horas e ao jantar, as mesmas coisas se repetiam.

Nada mais ali tinha cheiro de comida, nada tinha cor, nada tinha sabor...

Rita ao deitar, sabia que ali não mais era o seu lugar...

Antes de dormir, após beijar os  pais, fica por instantes olhando pela janela e pensando:

_ O que mudou por aqui?
Eu mudei, fiz coisas e coisas ,mas eles! Eles , ficaram aqui! O que aconteceu???

De repente, uma resposta chega dentro dela mesma:

_ O tempo passou...trouxe progressos, modernidades, tudo mudou!

Ela mesma responde:

_ Pra mim também passou, uso na cidade tudo de bom que posso e tenho para facilitar a minha vida, mas aqui?

O que eles querem? Tem TODO o tempo do mundo pra cozinhar, cozinhar e cozinhar tudo que quiserem...

Assim foi dormir e sonhou que perguntara à mãe e que ela  com rostinho triste, enrugadinha, mas sorridente, lhe disse:

_ O tempo passou e levou nossa alegria e onde essa não mora,apenas se espera que ele passe...

E essa alegria eras tu, tua vida aqui por perto, nos enchendo de emoções. Hoje, o que sabemos? Nada...

Rita acordou diferente...

Foi cedinho até o armazém  ali perto e comprou tudo que achava que estava faltando.

 Jogou fora o café solúvel foi acender o fogão à lenha...
OPS! Cadê essa joça de lenha, já reclamava!!! 

Conseguiu achar e nele fez um bom e velho café passadinho, fritou umas rosquinhas, colocou flores vivas num vasinho, uma toalha xadrez na mesa e foi chamar os pais...

- Papai, mamãe!!! Papai,mamãe! Vão escovar os dentes e venham tomar café!

_Papai, mamãe! Andem, vão se atrasar!
_O café vai esfriar!!!

Enquanto chamava,  o filme de sua vida rodava...
Parecia ainda ontem ser chamada assim!!!

Após um tempinho, chegam os dois velhinhos...se arrastavam e seguravam um ao outro...

-Mas que linda mesa, que cheirinho bom,dizem à filha!

-Vamos então comer, fiz com carinho!

 A mãe pediu ao marido que buscasse a máquina de fotos, como ela chamava...

Pediu pra que fosse feita a foto daquela mesa linda e arrumada.

Queria guardar na memória a última vez que ali havia tido realmente VIDA!

Sabia, dentro de si, que sua filha ali não ficaria!

Após o café, Rita conversa um pouco com os dois e diz.

-Preciso ir! Qualquer dia eu volto!!!

Eles não acreditaram...

Rita ao sair da cidadezinha, encontra Seu Pedro, da loja grande... Ele pergunta:

_ Como vão seus pais,Rita?

_ Estão vivendo no seu freezer...Sentimentos congelados!

(((o)))o(((o)))o(((o)))

Desejo a todos que aqui passarem uma linda e cheia de emoções, não congeladas, bem vivas mesmo!!!

beijos,chica

Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 28/03/2011
Reeditado em 29/03/2011
Código do texto: T2875004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.