Esse conto foi minha mãe que me contou.

ESSE CONTO FOI MINHA MÃE QUE ME CONTOU.

Conto. Honorato Ribeiro.

Um dia, o rei estava à janela do palácio, quando avistou um homem passando, e perguntou ao seu escravo:

-Que homem aquele?

-É Zé Freio sem Cuidado.

-Pois, vá chamá-lo, pois, quero dar-lhe freio.

O escravo foi e lhe deu o recado. Zé Freio sem Cuidado foi. Chegando lá o rei lhe perguntou:

-Como se chama?

-Zé Freio sem Cuidado!

-Pois, agora, vou lhe dar cuidado: No prazo de uma semana, você terá que vir ao meu palácio trazer-me as respostas das seguintes perguntas: "Quanto pesa a terra? Quanto eu valho? E o que estou pensando?

Se não me trouxer as respostas certas, morrerá enforcado. Se acertar dar-lhe-ei a metade de minha riqueza.

Zé Freio sem Cuidado saiu triste, taciturno para a sua casa morrendo de chorar, pois, não seria capaz de responder a nenhuma das perguntas feitas pelo rei. Seu compadre, um sábio homem, vendo o compadre chorando e triste lhe perguntou:

-Por que está triste e chorando, compadre?!

-É que dentro de uma semana eu vou morrer.

-Morrer, por quê?

É que o Senhor Rei me fez três perguntas difíceis, que não sou capaz de respondê-las. Caso não respondê-las, morrerei. Se respondê-las ele me dará a metade de sua riqueza.

-E como é as perguntas?

-Quanto pesa a terra; quanto vale ele e o que ele está pensando.

-Ora, compadre, não fique triste, pois, eu irei em seu lugar responder ao rei.

No dia de dar as respostas ao rei, o homem sábio foi e se apresentou. O rei sentado na cadeira e o salão nobre repleto de gente o rei fez a primeira pergunta: Quanto pesa a terra, Zé Freio sem Cuidado?

-Se Vossa Magestade tirar tudo o que há em cima da terra eu darei o peso exato dela. Palmas soaram em todo palácio.

-Muito bem. E Quanto eu valho?

-Jesus Cristo, Rei dos reis, teve o preço de trinta moedas de prata. Vossa Magestade vale vinte nove moedas de prata.

Palmas ressoaram em todo o palácio.

Bravo, rapaz. Agora a última pergunta: O que é que estou pensando?

-A Vossa Alteza está pensando que está falando com Zé Freio sem Cuidado, entretanto, está conversando com um escravo dele. Palmas e mais palmas.

O homem sábio recebeu a fortuna e deu ao compadre.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 10/05/2011
Código do texto: T2961255