Um dia em 8 contos

CAMALEÃO

No trabalho é um leão, na rua é uma ovelha, em casa é um cavalo. O nome também muda: Paulo, "cidadão de bem", "pudim de cachaça", "pavão misterioso", etc.

PRAIA

Nunca viu mar. Não comeu, não brincou, não entrou na água, só ficou olhando. Assim que viu aquela imensidão azul se afogou de encanto.

LÁPIS

Ela foi pegar o lápis que caiu e o vestidinho apertou-se mais ainda. Ele vendo tudo de camarote, atrás dela, logo o lápis também fez outra roupa ficar apertada.

APOCALIPSE

Não acreditava em fim do mundo até que seu mundo acabou quando o Fluminense foi rebaixado para a segundona mais uma vez.

MENDIGO

Na sua placa estava escrito: "aceito moedas, notas e elogios sinceros".

VERÃO

O negócio é dormir na laje. Foi o que Lúcio fez. Quando acordou estava rodeado de urubus lambendo os beiços.

CASARÃO

Algumas pessoas são como aquele casarão: a fachada é impecável, você nem diz que ele está todo arruinado pelos cupins. Ao primeiro ventinho, tudo vêem ao chão.

PADARIA

Não tinha dinheiro, coitada. Vivia na rua e vinha aqui só para sentir o cheirinho de pão quente. Um dia lhe dei uma porção deles e ela os cheirou, os tateou, avaliou seus pesos e, enfim, os comeu, mas como se estivesse degustando. E eu faço e como pão todo dia e não ajo assim. Realmente, só faltando para dar valor mesmo.