HISTÓRIA INCRÍVEL....

Phillippe de Rothschild, um homem convincente, todos concordarão, mesmo os que não apreciam vinho...

Para os apreciadores de um bom vinho, a história, dita verdadeira, é incrível..

Muitos anos atrás, um bem apessoado senhor, elegantemente vestido, entrou em um restaurante famoso que lá está até hoje, o Lucas Carton, Paris; estava com sua namorada.

Pediu que lhe trouxessem uma preciosidade, uma garrafa de "Mouton Rothschild", safra de 1928.

O sommelier ficou surpreso com a solicitação, poucos pediriam aquele vinho. Ao invés de trazer a garrafa para mostrar ao cliente, como se impõe, muito mais nessa solicitação invulgar, traz o decanter de cristal cheio de vinho, faz uma mesura, e serve para a prova. O cliente aceitou essa entronização que não é comum, qualquer vinho tem outra forma de servir, padrão.

O cliente, lentamente, levou o cálice ao nariz para sentir o aroma, fecha os olhos e cheira o vinho, alguma vezes.

Muito transtornado, com cenho tenso põe o copo na mesa, e diz rispidamente:

- Isso aqui não é um Mouton de 1928!

O sommelier, corajosamente, assegura-lhe que é. O cliente insiste que não é.

Instaura-se um pequeno conflito,discute-se e, rapidamente, cerca de 20 pessoas rodeiam a mesa, incluindo o "chef de cuisine" bem como o responsável pelo hotel, tentando convencer o resistente consumidor que o vinho era um Mouton de 1928.

Súbito resolvem perguntar-lhe como sabe, com tanta certeza, que aquele vinho não é um Mouton de 1928.

O meu nome é Phillippe de Rothschild, diz o cliente modestamente,

e fui eu que fiz esse vinho.

Consternação geral.....

O sommelier baixa a cabeça, dá um passo à frente, foge-lhe o chão e como nada mais tem a dizer parte para um sofisma analógico, admitindo que serviu na garrafa de decantação um Clerc Milon de 1928. Diz a razão que entende convincente:

- Desculpe, mas não consegui suportar a idéia de servir a nossa última garrafa de Mouton 1928. De qualquer forma, a diferença é irrelevante.

Afinal, o senhor também é proprietário dos vinhedos de Clerc Milon, que ficam na mesma aldeia do Mouton. O solo é o mesmo, a vindima é feita na mesma época, a poda é a mesma e o esmagamento das uvas se faz na mesma ocasião, o mosto resultante vai para barris absolutamente idênticos.

Ambos os vinhos são engarrafados ao mesmo tempo. Pode-se afirmar que os vinhos são iguais, apenas com uma pequeníssima diferença geográfica.

O elegante senhor reservadamente, como era seu estilo, puxa o sommelier pelo braço e murmura-lhe ao ouvido:

- Quando voltar para casa esta noite peça à sua namorada para se despir completamente. Escolha dois orifícios do corpo dela muito próximos um do outro e faça um teste de olfato. Você perceberá a sutil diferença que pode haver numa pequeníssima diferença geográfica.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/07/2011
Reeditado em 23/09/2012
Código do texto: T3120051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.