Seja como a Lua.

Seja como a lua.

Durante um fim de semana na casa de seus avós, o pequeno garoto divertia-se num acampamento improvisado no quintal dos fundos. Seu avô, um médico aposentado, o acompanhava na imaginária expedição, apontando uma luneta para o céu, numa noite quente e sem nuvens.

-Vovô, quantas estrelas existem no céu? – perguntou o menino, deitado na grama, olhando fixamente para aquele manto negro que se estendia até onde sua visão curiosa podia chegar.

- Existem milhões ou até bilhões de estrelas lá em cima, mas podemos enxergar apenas uma pequena parte delas. As outras estão tão longe, que a luz não é capaz de chegar até aqui, acabam por se perder pelo caminho ou ainda não tem brilho suficiente para se fazerem notadas.

Os pequenos olhos do garoto agora brilhavam como se refletissem a grandeza daquele momento de aprendizagem.

E seu avô foi além:

- Estamos observando o passado quando olhamos para o céu estrelado, pois algumas destas estrelas estão tão distantes de nós que a luz que vemos neste exato momento, foi emitida há milhares de anos, ou seja, muitos destes astros, garoto, podem nem mais existir, tendo sido extintos muito tempo antes de nosso planeta ter sido formado.

O garoto, agora, mais atento ainda, olhava para o avô, que parecia mais pálido ainda, iluminado pela lua cheia.

- É interessante que você note, meu neto, que as estrela são como as pessoas aqui na terra. A grande maioria passa despercebida por nós. Uma pequena parte consegue ter a sua importância, e por isso são apenas notadas. Uma parcela menor ainda, consegue ter o brilho das maiores estrelas, assim como aquela ali – e apontava para uma em especial, que brilhava mais que as outras. Mas apenas uma pessoa entre milhares, consegue ser especial a ponto do seu brilho ser tão forte, que ilumina o caminho de todo o resto. Agora preste atenção e diga qual a coisa que mais chama a sua atenção, ao olhar para o céu nesta noite?

- A Lua, meu avô. Ela tem tanto brilho, que não dá para deixar de notá-la.

- Exato, garoto, exato. Lembre-se sempre do que irei lhe dizer: Seja como a Lua! Seja notável, único, diferencie-se, e certamente iluminará todas as pessoas com quem tiver contato, permanecendo em seus corações, por um tempo que superará todas as expectativas de suas lembranças.

Dez-2006

Duke

Duke Webwriter
Enviado por Duke Webwriter em 10/12/2006
Reeditado em 10/01/2012
Código do texto: T314464
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.