EXERCÍCIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTILÍSTICA
FACULDADE DON DOMÊNICO
CARLOS RONY RECLA
EXERCÍCIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTILÍSTICA
GUARUJÁ – SP
2011
CARLOS RONY RECLA
EXERCÍCIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTILÍSTICA
Este trabalho corresponde à disciplina de Atividades Práticas , apresentado a Faculdade de Educação, Ciências e Letras “Don Domênico”, sob a orientação da Profª.Caroline Soler.
GUARUJÁ – SP
2011
Exercícios de Língua Portuguesa III
Estilística
Texto 1:
Semana das provas os dias são exatamente iguais o mesmo vai e vem das atividades, do acordar ao dormir. As refeições ficam na mesma e as horas de trabalho também são iguais. Os horários vagos estes sim mudam, são suprimidos, espremidos, dilacerados e por todas as coisas que momentaneamente precisam ser aprendidas faz-se um esforço enorme para colocar goela a baixo o que se deveria saber anteriormente.
E se a semana é igual às outras o dia da prova é um dia como qualquer outro na vida de um universitário, o horário é o mesmo, o professor é o mesmo, o local é o mesmo e para não ser redundante só muda atitude dos alunos em relação a este momento. Por isso a melhor atitude é estudar sempre.
Texto 2:
Meu Deus, hoje é o dia e que dia. Minhas mãos suam, meu coração parece-me sair pela boca. Eu não agüento mais. Uma parte de mim quer que acabe logo e a outra parte que nunca chegue. Aquela serpente inumana, cruel, facínora, uma verdadeira Leviatã acadêmica. Lograva livra-me dela e tudo o que consigo é ver-lhe os dentes do escárnio e da destruição arruinando-me os nervos, sua onisciência em minha vida escolar só tem uma explicação: prova é uma prova para qualquer um.
Texto 3:
-Professora não entendi.
-O quê?
-A... (pequena pausa) , é..(outra pausa).
-Deixe me ver...
-É que eu não sei.
-Bem aqui e ali talvez...
-Mas é que eu não entendi...
A professora se irrita e pergunta:
-O que você não entendeu?
-Bem, eu não sei.
Análise dos três textos:
No texto 1, eu utilizei uma função conativa da linguagem persuadindo o leitor a reconhecer que não é a semana de prova que muda a rotina e sim o estudante que deve mudar seu comportamento em relação aos estudos. Apesar de ter um peso secundário a função referencial do privilegiamento da própria descrição da semana também é perceptível.
No texto 2, utilizei linguagem emotiva tornando minhas emoções a lente de leitura do momento da prova, há contudo uma manifestação secundária de função poética bem perceptível na adjetivação da prova.
No texto 3, o predomínio da função fática por parte do aluno é visível pela hesitação da formulação de suas dúvidas.
No segundo exercício que é de produção do Haicai seguirei a métrica (5-7-5) com rima na última sílaba do primeiro e terceiro verso e rima interna no segundo verso segundo estilo de Guilherme de Almeida:
Estou sozinho.
No céu, só brilho eu.
Céu pirralhinho.
Reflexão: Não se vive grandes horizontes em um “mundinho” egoísta.
No terceiro exercício temos um texto de Saramago que na primeira linha substitui o ponto final por uma vírgula e nas demais quatro linhas a vírgula é usada em lugar do ponto final, fato observável por meio de palavras subseqüente com letras maiúsculas. O estilo de Saramago é a valorização da oralidade e a maneira não convencional de escrever da fluidez ao texto e aproxima a escrita do cotidiano da oralidade. É claro que só um autor renomado e de amplo conhecimento literário pode subverter as regras gramaticais e transcrever capítulos inteiros d outros autores em suas obras e mesmo assim ser aplaudido. Pois Saramago é: premio Nobel da Literatura e Prêmio Camões o resto é só detalhe.