A LINGUAGEM DO ESPELHO


       Lá bem longe, na estrada, surge um vulto a caminhar. Ao se aproximar percebo, ser um rapaz jovem, carregando um violão e uma mochila nas costas.
        O moço para na minha frente, me cumprimenta com um sorriso que mais parecia um enviado dos céus e fala:
        - Moça, por favor! Tu poderias me indicar uma Pousada de preço acessível, onde eu possa me alojar, por apenas uma noite?
         _ Conheço sim. Fica a uns metros daqui. Eu trabalho lá e estou indo para iniciar meu expediente.
         _ Tu te importarias se eu te acompanhasse até lá?
        _ Claro que não. Podemos seguir.
Nesse breve trajeto, nos apresentamos:
       _ Eu me chamo Magali e teu nome qual é?
       _ Sou Cristiano da Costa. Nasci em Pelotas no ano de 1962. Estive no Seminário até dezembro do ano passado. Agora estou iniciando uma nova experiência de vida.
       Assim Cristiano relatou um pouco de sua tragetória.
Nesse momento, chegamos na Pousada. Cristiano resolve ficar ali mesmo.
       _ Vou te dar o quarto 08, é simples mas confortável.
       Cristiano agradece e vai para o quarto.
Depois do banho, Cristiano, se dirige à Recepção e pergunta:
         - Onde  eu poderia encontrar uma lancheria bem simples?
        _ Indiquei pra ele, O Xis COME BEM.
Ele agradece e vai até o local sugerido. Gostou do ambiente. Depois  de alimentado, volta pra Pousada.
        _ Magali tu estás muito ocupada?
        _ Não Cristiano, se queres conversar comigo, sentemos na sala de espera e será um enorme prazer para mim.
         Como era início de semana, não havia nenhum hóspede na Pousada e conseguimos conversar com muita tranquilidade.
Aquele moço havia despertado em mim, uma confiança, como nunca senti por nenhuma outra pessoa.
         _ Cristiano não sei qual a razão, mas tu me passas uma vibração muito boa e sinto que posso confiar em ti.
         _ Que bom, Magali, também senti o mesmo por ti.
         _ Cristiano sou uma moça muito  só, meus pais faleceram quando eu ainda era criança. Cresci na casa da minha tia. Ela é uma pessoa generosa, mas tem muitos filhos. Trabalho aqui para ter minha independência financeira.
         Estás vendo aquele espelho no fundo do corredor?
         _ Sim, que tem ele?
         _ Aquele espelho me inquieta, pois sempre que olho para ele,me vejo uma rapariga feia, desengoçada e sem nehum atributo de beleza.
         _ Ah! pobre Magali! Não é o espelho que te incomoda, mas a imagem que tens gravada em ti, da tua pessoa. Sabe,menina, até hoje, ainda não encontrei nenhuma mulher, que possua a beleza divina que resplandece dos teus olhos. Tua alma pura, sensível e ingênua se reflete no teu olhar. Olha bem aqui nos meus olhos, de agora em diante, quando olhares para aquele espelho, procura enxergar os meus olhos te dizendo: És encantadora! Tens a beleza que o tempo não apaga!
           Neste momento, me senti, pela primeira vez, uma mulher amada. Foi tão gratificante aquele momento, que gostaria que ele se perpetuasse.
         - Magali agora preciso me recolher, mas antes quero te dizer, que aqui encontrei um anjo humano e esse anjo chama-se Magali.
        Cristiano beijou minha mão e foi para seu quarto. Tinha uma expressão de quem praticou uma boa ação. Estava satisfeito!
          Agora ao olhar aquele espelho, me sinto bela.
Será que é amor?!...

Lourdes Borges.