PROCURADO NA VÉSPERA DO NATAL

Mais uma véspera de Natal bateu na nossa porta. Nas ruas, muitos ainda correm atrás das compras de última hora. Você também está na rua carregado de sacolas de presentes. Quase por acaso, você vê espalhados outdoors e cartazes com a palavra PROCURADO em destaque. Abaixo da palavra, você repara no retrato. Que esquisito! O retrato é muito parecido com alguém que você conhece bem! Nada menos do que... você mesmo! Agora seu coração começa a bater mais forte! Um arrastão de mil perguntas surge na sua mente. Ainda mais ao notar que é oferecida uma recompensa valiosíssima.

Atordoado, você segue seu caminho. Os cartazes o seguem de perto. “O que foi que eu fiz?” Parece que você está ouvindo um CD falhado repetindo sempre a mesma pergunta. Você sempre esteve certo de que é um cidadão que cumpre seus deveres (quase todos); no trabalho você desempenha bem suas tarefas (quase todas); em casa, você é responsável com seus compromissos (quase todos); você sempre ajuda os outros (nem sempre)...

Ao final deste “jogo de bate-rebate”, não há mais como você se esconder. Há falhas, sim! Há imperfeições, quantas! Há deslizes, todo dia! Logo reacende em você a vontade de rebater: “Mas todo mundo erra. Todo mundo é assim. Eu sou normaaaaaaaal.”

Você tem toda razão. É muito mais fácil qualquer um escorregar no caminho. Difícil é andar sempre na linha. É mais fácil usar atalhos nem sempre convenientes para satisfazer nossos desejos. Difícil é amar o próximo tanto quanto você ama a si mesmo.

É como se cada pessoa nascesse infectada por um vírus. Esse bichinho afeta diretamente o comportamento das pessoas, afeta suas escolhas, afeta suas prioridades. Ele nos infecta com egocentrismo, comodismo, individualismo e tantos outros "ismos".

Na sua opinião: O que acontece quando os professores facilitam bastante as aulas e as provas dos alunos? E o que acontece quando os pais facilitam bastante a vida dos filhos?

Muitas pessoas estão vivendo no caminho mais fácil. A longo prazo, que conseqüências negativas podem surgir para quem permanece neste estilo de vida? É tão fácil ver essas conseqüências nas páginas dos jornais e nas páginas da vida!

Alcançar uma vida plena e saudável, isso requer esforço. Precisamos lutar contra o vírus instalado em nós. Essa luta não é fácil. Justamente por isso, muitas vezes vemos a derrota. O vírus é forte. Ele é resistente. Quando você pensa que finalmente se livrou dele, ele ressuscita com toda força.

Talvez você tenha se sentido, às vezes, como se a sua foto estivesse naquele cartaz “PROCURADO”. Quando você comete algo errado, não são policiais que o procuram para acusar. Quem faz esse papel? Resposta: A consciência, as pessoas que prejudicamos ou quem não gosta de nós. Até as pessoas que gostam de nós também nos procuram quando erramos. Talvez para dar uma bronca. Talvez para expressar sua raiva e desapontamento. Talvez para tentar nos corrigir ou nos reanimar.

Já é pesado lidar com os sentimentos internos quando erramos. Pior ainda, quando temos que enfrentar também as cobranças de fora, as pressões da família, dos amigos, dos inimigos, da sociedade.

Mesmo para quem escolhe o caminho fácil a vida não é fácil. É mais fácil errar do que acertar uma conta difícil. Não é verdade? A vida é uma das contas mais difíceis que temos a resolver. Se formos reprovados na vida, não tem como repetir o ano.

Você é exatamente o “cara” PROCURADO. Felizmente, você é o PROCURADO não apenas pela sua consciência ou pelas pessoas que recriminam o seu erro. Você está sendo PROCURADO por alguém que lhe compreende. Quem lhe procura sabe que você não é de aço, apenas de carne e osso. Sabe que você está sujeito a muitas falhas ao longo do percurso da vida. Quem lhe procura não quer que você permaneça sob o peso da culpa pelos seus erros, nem sob o peso da mágoa pelos erros que outros causaram a você. Quem lhe procura tem muita experiência de vida. Ele sabe o que é ser humano, o que é lidar com as próprias limitações. Quem lhe procura já passou por terríveis tentações. Foi atacado por muitos inimigos e foi traído até por seus amigos mais chegados.

Você está sendo PROCURADO por aquele que disse essas palavras de peso:

1. "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." [Mateus 11: 28]

2. "Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo." [João 12.46-47]

3. "Eu vim para que as pessoas tenham vida completa." [João 10: 10]

4. "Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo." [João 16.33]

O mundo é cheio de possibilidades, mas também é cheio de armadilhas. Vitória ou derrota? Qual será o nosso final? Existe NATAL porque Jesus nos convida para sermos vencedores. Junto com ele, podemos alcançar a vitória sobre a culpa por todos os erros tamanho P, M, G, ou extra-G. Jesus nos dá perdão e salvação. O perdão de Jesus nos capacita a viver um novo estilo de vida. A nossa parte é admitir com humildade que estamos infectados pelo tal vírus. Precisamos reconhecer que ser pecador faz parte da nossa identidade como seres humanos, mesmo que não cometamos nenhum crime hediondo.

Em seu livro “O ser humano em busca de identidade”, o autor Gottfried Brakemeier afirma: “O ser humano é a fera mais perigosa do planeta.” Isso é apenas um lado da moeda. Há outro lado. A bíblia deixa claro que exatamente esta fera perigosa, que falha constantemente, ela é o alvo do amor incondicional e transformador de Jesus. Sermos amados por Deus a ponto de Jesus ter nascido (no NATAL) e morrido (na 6ª Feira Santa) para nos dar salvação é o principal traço da identidade de qualquer ser humano. É isso que o torna a criatura mais digna do planeta.

Isso se refere a cada um de nós e a cada uma das outras pessoas, mesmo aquelas de quem não gostamos ou desprezamos. Jesus quer nos usar como agentes do próprio Deus para manifestar respeito e amor a cada ser humano. Junto com ele teremos forças e ensinamentos para driblar o nosso egoísmo, nosso orgulho, nossa rebeldia. Jesus nos dá a Sua Palavra e o Espírito Santo.

Junto com ele poderemos enfrentar a última dor, aquela dor que nenhum médico ou remédio poderá aliviar: a nossa morte. Jesus nos dá a ressurreição e a vida eterna.

Com muita sabedoria, Jesus ensinou: “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho FÁCIL levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho DIFÍCIL levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.” Mateus 7: 13-14

Jesus foi o único homem que teve a ousadia de dizer: “Eu sou o caminho (DIFÍCIL), a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” João 14. 6

E a RECOMPENSA? Quando alguém se deixa ser achado por Jesus, ele recebe de imediato uma grande recompensa. Você já conhece o gosto dela? O gosto da paz interior. O sabor de ter livre acesso para se comunicar com Deus, de receber a orientação do Espírito Santo e da bíblia para viver com sabedoria. Não há presente nas lojas que se compare com os presentes que Jesus veio nos dar no NATAL e em todos os demais dias do ano.

A maior de todas as recompensas virá mais tarde. Ela já está depositada na sua conta. Mas você só poderá sacá-la quando tiver que deixar esta vida e então iniciar a melhor etapa da sua existência – aquela que não terminará nunca e não mais estará sujeita a vírus, imperfeições e aflição – a vida eterna com Deus.

Jesus procura você para lhe dar um FELIZ NATAL!