Camaleão

Camaleão

Sabe o que é o sim? O sim é um camaleão! Isso mesmo: aquele bicho horrível, com cara marota, olhar de "peixe morto", corpo em forma de montanha andante coberto de escamas. Sua língua, que não é de sogra, funciona com um chicote áspero e gosmento, impiedoso e insaciável e, tal qual sua calda, se desenrola e serpenteia a procura de mais uma vítima.

Sabe o que faz do camaleão uma criatura famosa? Não? Então, não diga nada a ninguém sobre o que vou te contar. Promete?

O Camaleão é tão famoso porque tem a capacidade de se camuflar através da mudança de cores em sua pele, a qual se adapta ao ambiente. Daí vem a fama desse réptil (é parente das cobras e lagartos) que tem uma tinturaria dentro de si. Nossas mãos podem tocá-lo, mas nossos olhos não podem vê-lo, os ouvidos não o ouvem e, claro, não sentimos o seu sabor. Fico a pensar... Como, então, conhecemos o camaleão? Já o vimos? Seu mimetismo, dizem, é defensivo contra animais maiores. Contra os menores, certamente, será ofensivo. Estamos entre as vítimas ou entre os agressores? A resposta está no ar. Resta a cada um de nós respirar.

(Escrito provavelmente em 1998)

Oswaldo Eurico Rodrigues
Enviado por Oswaldo Eurico Rodrigues em 05/12/2011
Código do texto: T3373424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.