PRONOMES ( TEATRO )

PERSONAGENS:

PRONOMES PESSOAIS RETOS: EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES.

PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS: ME, MIM, MIGO, COMIGO, TE, TI, O, A, LHE, SE, SI, CONSIGO, NOS, NOSCO, VOS, CONVOSCO, OS, AS, LHES, CONSIGO.

PRONOMES POSSESSIVOS: MEU, TEU, SEU, NOSSO, VOSSO, SEUS.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS: ESTE, ESSE, AQUELE, AQUILO, MESMO, PRÓPRIO, TAL.

PRONOMES DE TRATAMENTO: VOCÊ, O SENHOR, A SENHORA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA...

PRONOMES INDEFINIDOS: ALGUM, NENHUM, OUTRO, TODO, TANTO, POUCO, MUITO, MENOS, QUALQUER, CERTO, VÁRIOS...

PRONOMES RELATIVOS: QUE, QUEM, O QUAL, CUJO, ONDE...

PRONOMES INTERROGATIVOS: QUE?, QUAL?, QUANTO?, QUEM?

(entra a casa dos pronomes pessoais retos)

EU: (saindo da casa): Bom dia a todos! Hoje EU vim até aqui para que vocês conheçam minha família, porém EU, vocês estão carecas de saber. Claro que EU Sou mais importante que os outros. Pois EU Faço! EU Aconteço! EU Vou! EU Volto! EU Não quero! EU Quero! EU Sou ou EU Não Sou! Tudo depende do Meu Querer, pois EU Sou Sais EU. Somente EU!!

NÓS (saindo da casa e direcionando ao EU): Pára de ser egoísta EU! Você só pensa em você! Não tem só você de pronome pessoal reto! Todos NÓS fazemos parte da família dos pronomes pessoais retos. Temos que pensar no coletivo. NÓS somos! NÓS vamos! NÓS acontecemos! NÓS decidiremos e NÓS juntos, mudaremos o mundo. Seja mais solidário meu irmão. Não pense só em você! NÓS somos uma família!!

TU: Falaste a pura verdade nós! TU sim tens palavras de sabedoria. TU ensinaste ao EU a ser mais solidário. Se TU quiseres, te darei uma ajuda. Pena que Eu não sou tão usado ultimamente, mas se quiseres, farei questão de estar. TU decidirás...

ELE: Discussão boa e de grande valia. Pois o EU, acha que é mais importante que todos, o NÓS quer ajudar, o TU, disponhas, e eu, ELE, indico ELE/ELA (apontando para o VÓS, saindo da casa) que também pode ser útil.

VÓS: Boa tarde a todos vós que estais assistindo a esta célebre família dos pronomes pessoais retos. Vós estejais atentos para aprenderdes um pouco mais. Vós sejais mais inteligentes para ser mais culto no vosso entendimento.

ELES: Estão certos todos ELES/ELAS. Eles são plurais e concorda com o NÓS. ELES devem ajudar à todos, ELES/ELAS são todos importantes no uso de nossa língua pátria.

NÓS: Agora, todos NÓS seguiremos nosso caminho, para que conheçam mais os outros pronomes.

(todos entram na casa e saem de cena. Entrando outra casa, a dos pronomes de tratamento).

VOCÊ: Boa tarde! Vocês sabem quem sou eu? Certamente que sabem. Vocês me usam muito. Eu tenho uma história longa e bonita para contar para vocês. Eu, quer dizer VOCÊ, não, não é você, sou eu, o VOCÊ! Ah, vocês entenderam. Antigamente este pronome de tratamento (aponta para ele mesmo) era VOSSA MERCÊ, usado unicamente aos reis, depois passou dado aos fidalgos, homens importantes abaixo do rei e foi mudando de forma. Ficou uns tempos VOSSEMECÊ e depois passou a VOSMECÊ e finalmente como está hoje VOCÊ! Entrando no lugar do TU, no tratamento familiar.

SENHOR: Senhor ou senhora, pronome de tratamento usado para tratar pessoas de mais idade, sabe como é, questão de respeito.

VOSSA MAJESTADE: Prefiro VOSSA MAJESTADE. Importante eu sou! Falo somente com os reis e rainhas. Mas aqui no Brasil, não sou usado (abaixa a cabeça triste, levantando-se imediatamente): Ah, mas nos países nobres, de primeiro mundo, assim como na Inglaterra, sou usado com muito bom gosto, respeito e reverência! Inclusive esses tempos, houve um casamento real e VOSSA MAJESTADE (aponta para ele mesmo) estava lá. Fui muito pronunciado.

VOSSA EXCELÊNCIA: Sou usado mais que você! Aqui no Brasil, cargos importantes como Deputados, Senadores e até o Presidente da República, agora Presidenta, chamados de VOSSA EXCELÊNCIA! Se me dão licença, permitam a VOSSA EXCELÊNCIA, sairmos de cena. Até uma próxima oportunidade.

(Entrando a casa dos pronomes demonstrativos vem falando alto: ESTE, ESSE, AQUILO, ISTO, MESMO, O PRÓPRIO, É O TAL)

ESTE: Parem! Este é o palco! Nossa parada para apresentação.

AQUELE: Aquele será o lugar, vamos mais adiante.

MESMO: É aqui mesmo!

TAL: Vejam! Aquele não é o professor de Língua Portuguesa, que vive nos apresentando? Sim é ele mesmo. Conheço pelo seu jeito elegante.

PRÓPRIO: O próprio! Por causa dele estamos aqui, fazendo com que vocês conheçam toda nossa família.

AQUILO: Aquilo não é uma nuvem de chuva. Bem, vamos embora.

(Entrando a casa dos pronomes pessoais oblíquos)

NARRADOR: Passando por ali, os PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS pararam para descansar e para se apresentarem. São eles o ME, MIM, MIGO, COMIGO, TE, TI, O, A, LHE, SE, SI, CONSIGO, NOS, NOSCO, VOS, CONVOSCO, OS, AS, LHES, CONSIGO. Lembrando que na forma culta, não se inicia uma frase com pronomes oblíquos. Como por exemplo: “Me empreste o livro” o pronome oblíquo ME depois do verbo ficando: “Empreste-me o livro”. E na despedida desses pronomes oblíquos, entram outros também muito conhecidos, os pronomes indefinidos...

ALGUM: Algum de vocês conhece estes meninos!

NENHUM: Nenhum! Não são do nosso conhecimento.

VÁRIOS: Várias vezes passamos por aqui, mas nunca os avistamos!

TODO: Toda essa platéia já ouviu falar de nós, com certeza!

(Saem de cena, cada qual falando seus respectivos nomes e entram os pronomes relativos).

NARRADOR: E estando por perto, vieram também, os pronomes relativos exibirem-se na passarela dos pronomes. São eles: QUE, QUEM, O QUAL, CUJO, ONDE... Que muito utilizamos em nossas redações.

(Entram os pronomes interrogativos pronunciando seus nomes em voz alta e saindo e logo em seguida, entram os pronomes possessivos gritando seus nomes de forma imperativa).

NOSSO: Vamos parar de brigar! Há crianças, pessoas nos vendo, que coisa feia! O mundo é NOSSO!!

(Continua cada qual dizendo que o mundo é: cada um repetindo seus nomes alto).

NOSSO: Já chega! Basta de possessão!! Somos pronomes possessivos sim, mas não sejamos egoístas! Usemos nossos nomes para coisas boas e não para brigar, nem querer ser melhor do que o outro. Ter! ser! Ter! ser... Por isso que o mundo vive em guerra! As pessoas querendo cada vez mais. Vamos ter vergonha e usarmos nossos nomes decentemente. Vamos parar de briga! Se quisermos um mundo melhor, temos que parar com essa mania, essa ânsia de TER e de SER! Sejamos mais humildes para que nossas próximas gerações não sejam tão egoístas! Vamos, unam-se a mim, com espírito solidário, coletivo e teremos assim, um MUNDO NOSSO!!!

NARRADOR: Quinze anos depois...

(Um cenário de escritório, o chefe, a secretária e outro funcionário)

CHEFE: (levantando-se de sua cadeira): Preciso que você faça este relatório, e os ofícios até a reunião da tarde. Vou almoçar. Entregue-me ás 15 horas. (sai).

SECRETÁRIA: Sim senhor. (ao chefe)

SECRETÁRIA: (ao colega de trabalho): Estes ofícios estão prontos. Você me ajuda terminar os relatórios para tarde? Estou abarrotada de coisas para fazer.

COLEGA: Sim, ajudo, mas olha (lendo o ofício) Precisa melhorar isso. Vossa excelência, usado para prefeito, ilustríssimo senhor, vossa senhoria e não senhor. A não, está ruim! (ri) será que você não sabe os pronomes de tratamento? Vossa excelência, vossa senhoria, ilustríssimo senhor, só falta você chamar o chefe de vossa santidade. Olha, uns 15 anos atrás, eu participei de uma representação de teatro que apresentava os pronomes. Você deveria ter assistido, nunca mais me esqueci. O professor era bem detalhista, as vezes chato, como alguns professores de português são, mas depois a gente valoriza. Quando somos crianças, adolescentes, não damos valor ao que estudamos, mas vamos sentir falta na vida. A vida é que te reprova....

SECRETÁRIA: Está bem, vossa excelência, quer me ajudar aqui antes que o chefe chegue e eu ainda não tenha terminado.

COLEGA: Claro! Vamos lá então...

( Entrando todos os pronomes fazendo reverência e saem )

WILLIAN GILIO
Enviado por WILLIAN GILIO em 07/12/2011
Reeditado em 03/04/2012
Código do texto: T3376110
Classificação de conteúdo: seguro