DIÁLOGO COM UM CAVOUCADOR DE BURACOS

DIALOGO COM CAVOUCADOR DE BURACOS.

Meu trabalho consiste em cavoucar buracos. Sou um cavoucador como você pode ver. Onde tem um buraco para abrir eu estou lá. Não rejeito serviço amigo, não rejeito não. Tenho seis filhos. Cada um nasceu em um intervalo pequeno de cada ano. Também não perco tempo contando o tempo, e só sei que é dia de descansar e dia de cavoucar buracos. Levanto cinco da manhã, isto tenho que saber. A mulhé faz café, ajeita um pão com margarina, enquanto vou calçando as botas, depois que vesti meu macacão cor de abobora. Ela sempre pede um beijo, as crianças dormem apertadas no mesmo quarto, mas já estou construindo outro puxadinho prá’elas ficarem lá. São assim tudo cara de ratinho, mas comem todo dia. Olhe de tanto cavoucar buracos eu ajeitei este barraco. O terreno, meu senhor – o senhor é senhor né – é que o senhor é tão miudinho, simples assim viu, mas vamos, tava dizendo do terreno, invadi, pois o senhor ver – desculpe sê menino – você tem cara de ratinho também assim como meus meninos (desculpe), e sê menino tanta terra bestando, bestando só para nego encher de lixo ou cascalho, num é? Então finquei uma perna de três e cerquei , eu mais um cabra aqui, broderbaum, ele puxou o dele ali do lado, mais olhe é caladão sê menino, não gosta de conversa hem. Mas olhe que levantei tijolo, tijolo, tijolo e fechei parede, coloquei telha de amianto, e tai que o senhor pode ver, sê menino. A mulhé pensa nuns luxos, eu das vezes ajeito, sabe como émulhé. Criança é baum não é sê menino, criança é a melhor coisa do mundo, e bonitinho quando nasce assim de quase caber na palma da nossa mão. Parece coisa que nem se acredita!,mas por isso cavouco buraco. Olhe cada buraco. Buraco em beira de estrada, buraco de esgoto, só num gosto de cavoucar buraco em cemitério. Com morto não, só cavoucar buraco para prefeito, engenheiro, homem esperto, só anda na envergadura, tem grana, mas não reclamo não, cavouco buraco e não falta pão, carne, arroz e tomo sempre umas loirinhas aqui perto mesmo, vou levar você sê menino prá nós beber as loiras. Sê menino não precisa ter luxo de pagar tudo sozinho não, que com a gente aqui é assim, tudo se divide, pois pra que cavouco buraco hem. Acho que no mundo cada um nasceu pro que Deus quer, né sê menino, eu pra cavoucar buracos, e cavouco mesmo. Esgoto? Sim, buracos para fazer fossa, saneamento é o que eles chamam, abrem papeis amarelados sobre as rodas de manilhas enquantoeu mas os outros cavouca. Tem gente que reclama,dizque mudar de vida, arrumar serviço em lugar arejado, limpo, mas eu não sei não, cada um nasceu mesmo pro que Deus quer, né sê menino. As crianças vão pro colégio sim sê menino, todo dia, comem lá, fazem algazarra e tem auxilio do governo né sê menino. Mas esta conversa de estudo, sê menino, os meninos vão crescendo e não aprendem nada, escrevem tudo fora da linha, dizque é chato, baum mesmo só a merenda e por que passeia prá’lá e prá’cá, se escangalham na vadiagem. Eu acho que cada um nasceu pro que Deus quer. Não reclamo do meu pão com margarina, nem faço questão de queijo, de quando em vez uma mortandela é baum né sê menino. Da força de cavoucar buraco é comer muito feijão, carne, angu hem. Isto não falta não sê menino. Olhe já teve tempo pior, quando eu era muleque, sê menino nem isto eu tinha e meu pai cavoucou buraco mais do que eu cavouco, e por isso eu digo pro senhor, cada umé pro que Deus quer. E se os meninos vão cavoucar buracos que cavouque hem, e então prá que tanta leitura, mas dizem que leitura é baum né sê menino, mas as crianças querem é computador. Por enquanto ainda não tá dando, mas cavouco mais buraco e logo o senhor vai ver vai ter tudo aqui. Sim, sim, computador exige leitura, ai pra que serve leitura, o senhor tenha bondade de dizer isto pros meninos, se eles querem computador tem que aprender ler, senão, não vou cavoucar buraco para isto hem. Daqui a pouco aqui tá tudo arrendado de casa, sê menino, dizque lugar valoriza, pode vim prefeito com escritura, papel, o senhor sabe né e logo então cavouco buraco aqui também que não sou bobo nem nada, onde tem buraco para cavar tou eu ai. A mulhé vai passar café, mas grita com as crianças, os maiorzinhos são assim arredios, já tem palavrão na boca, mas isto é de muleque né sê menino, eu também fui assim e nem por isto não deixei de ser cavoucador. Tem home que dá pra marginal, mas isto é quando tem pensamentos para bestagens assim como mudar de vida, onde já se viu sê menino se cada um nasceu pro que Deus quer. Se tem que cavoucar buracos tem que cavoucar buracos! Sabe que um mano disse que somos como tatu, eu me ri foi muito, se nasci pra tatu, cada um nasce pro que Deus quer. Tem nego que nasceu pra trepar em poste, mexer em fio, hem, então cada um nasce pro que Deus quer. E num leva choque em sê menino. Tenho medo de choque, e de raio, se escuto corro, fecho tudo em casa, mas se tou cavoucando fico lá mesmo, pois acredito que Deus protege hem, um candango lá me disse que cabeça de pobre é para raio, e eu me ri, me ri, mas ainda não caiu na minha cabeça não sê menino. Tenho fé em Deus, sim sê menino, pois não lhe digo, mas os danados dos vícios não é fácil de largar não. Vou falar baixo agora, sê menino aproxime os ouvidos, pois que não posso ver uma mulhé, se pudesse metia era com todas que encontrasse, e é cada perna, cada coxa que olho de dentro do buraco, e olhe que isto, só isto das vezes me distrai do serviço. Mas mulhé sagrada é a de casa, né sê menino, pois é esta que Deus pôs no meu caminho, cuida dos meninos, não reclama de nada, quer roupa bonita, gosta de ver novela, rir com bobagem, das vezes ir num pagodinho, e se dá esse luxo, que a mulhé sagrada da gente merece, né sê menino, e pra isto cavouco buracos. Sou um cavoucador. Olhe o cafezinho, sê menino, não repare que é coisa de gente humilde como o senhor pode ver, mas é tudo limpo e feito com carinho. Se sê menino pode ver a vida da gente é assim, a vida da gente é boa, Deus deu a gente cuida, reclama de uma coisa ali e outra mais ali, mas sempre se ajeita por que nunca falta é buraco para cavoucar neste mundo né sê menino. Sê menino com o seu buraco e eu com meu, cada um cavoucando o seu buraco, tudo como tatu como diz o candango lá. O mundo é um cavar que só, hem sê menino. Mundão de Deus, e cada um nasce pro que Ele quer, né sê menino. Esta bestagem de parar e olhar o tempo, não faço não sê menino. Diz candango aluado de lá que o home tem que refletir. Eu tenho braço pra cavoucar sê menino, que refletir só image em espelho né sê menino, sê menino pode ver que a escola me deu algumas sabitudes, sê menino até riu né.Se cavouca tem o que comer e o que colocar dentro do barraco, barraco vira casa até sê menino. Sê menino, volte sim senhor daqui uns dias, churrasquinho, geladinha, barraco vira casa sê menino, cavouco mesmo, onde tem buraco eu tou lá. Cada um nasce pro que Deus quer. Gostou do café sê menino, e gostei de conversar, é sempre isto ai sê menino, vai na graça deste Deus que sabe de todas as coisas, e eu cá estou sempre cavoucando por ai, onde o senhor ver buraco eu estou lá sim sê menino, pode crer, é nós nesse mundão que é só buraco prá cavoucar, graças a Deus!

07 de dezembro de 2011

Rodney Aragão.