Natal na Senzala...( Contos de Pae Miguel de Angola )

Natal na Senzala...

- Pae  Miguel conta uma história para gente...

 

Cocando a cabeça Pae Miguel empunha seu cachimbo no canto da boca, olha para o Céu e começa...

- Sabe fiarada...Esse Negu veio tem uma história sim pá conta poceis...Uma história qui aconteceu cum meu avo...Era época di Natal i o Sinho tinha feito todos os iscravos trabaia dobrado pá modo di prepara a festança da Ceia pôs convidados dele...Era tanta genti qui mal cabia naquele fazendao inorme. A dona Sinha Elvira tinha apreparado um banquete di da inveja a um Rei... Ieu era minino pequeno qui mal intidia o qui tava acontecendo e ficava ispionando toda aquela correria...Querendo descobri o porque de tamanha confusão...Di noitinha quando nois tava tudo na Senzala morrendo di fomi e di frio...Eu tava qui só ispiando iscondido num cantinho quando vi meu Vo sendo chamado pela  Nha Chica a cozinheira do casarão pra modi ajuda o fio do Sinho Alburquerque qui tava tendo um disparador no coração pouco antes du janta...Logo qui o meu avo oiou o Sinhozinho ele pidiu um chá di burgue cum camomila pa modi acarma o minino e assim ter um conversador cum ispirito qui tava agrudunhado no Shinhozinho, era um dos iscravos qui ali se encontrava querendo vingança , e a mio maneira di consegui era atacando o xodó do Sinho.Ele tava muito raivoso modo que o Sinho vendo o fio tendo espasmos convulsivos,escutou uma voz rouca saindo da boca do minino...

- Oceis vao senti o peso da minha ira...Vo fazê oceis mi paga por todo sofrimento qui passei...

O Sinho Albuquerque assustado sem intende como podia sair um vozeirão da boca daquele minino...Continuou iscutando...

- O Sinho Arburquerqui tiro tudo qui ieu tinha di bom na minha vida, i agora sou eu qui vo tira...I vo começa tirando o Sinhozinho doce...

E nisso Nha Chica pede desesperada ao Pae Benedito:

-  Veio di Deus ajuda o Sinhozinho a si livra do coisa-ruim...

- Carma,carma Nha Chica...Primeiro qui esse num e um coisa-ruim, mas sim um fio-di-Deus qui nao intende o qui e amor e perdão...Vamu fazê um rezado pra modi ajuda esses dois..." Deus Pai di todos nois...Que diante dos vossos oios que a todos nois inxerga igual... Fazei qui a Vossa Luz alumie a todos os coracoes pecadores qui ainda disconhece a Vossa Infinita Misiricordia...

Diante das palavras sinceras do Pae Benedito o Sinhozinho amansso e a voz rouca agora mais carma começo a dize:

- Num adianta nao...Nada vai traze di vorta meu pequeno Durvalzinho...E por conta disso eu vo leva o Sinhozinho Abelardo...Pra modi do Sinho Alburquerque e Sinha Elvira sinti a merma dor qui eu sinto. Pae Benedito com todo amor e atencao respondeu... Oia fio du coracao, oce só ta inxergando os ispinhos da rosa, qui machuca i fere i faz sangrar as firidas...Oia um poco mais a frente e veja si oce consegui inxerga as pétalas aveludadas qui traz o aroma da perfeição i a sabedoria du nosso Pai Criador...Qui mesmo com todos os ispinhos ainda e capaz di florir a beleza i nos inebriar com seu perfume...Assim e a vida meu fio, mermo diante das dificuldades, das dores e das injustiças , ainda recebemos a luz do Sol e o seu calor, a chuva que limpa nosso corpo i ainda ajuda na nossa alimentação...Porisso meu fio,atende o pidido desse Negu qui acompanhe essa Luz qui si acende bem ai do seu lado...

Nha Chica assustada feiz o sinal-da-Cruz  e disse

- Affiii Maria Mãe di Jisuis nos acodi pur Misiricordia...

Sinhozinho Abelardo meio atordoado dispois de muito ter vomitado sangue e tido ispasmos tomou o chá qui o Pae Benedito havia pidido foi pouco a pouco vortando ao normal, Sinho Alburquerque mais aliviado passou a pensar mais sobre o tratamento qui dava aos iscravos,pois si alembrava do causo do iscravo minino Durvalzinho, qui hoje e conhecido como Neguinho Pastorinho.Historia essa que ieu contarei otro dia...Naquela noite o Sinho Albuquerque mando para senzala um banquete pra todos os iscravos si farta di tanto come...Foi a primeira vez qui os iscravos puderam comemorar a Noite di Natal e o Sinho Albuquerque juntamente com Sinhozinho Abelardo se tornaram importantes influencia na concretização da abolição dos iscravos...

- Puxa Pae Miguel...Mas essa história e verdadeira mesmo???Como foi que o senhor sabe dessa história com tanto detalhes assim???

- Ara meu fio esse Negu Veio tava sempre perto do Pae Benedito qui modi era meu avo...E com ele aprendi muitas coisas qui vai rende muitas historias qui ainda vo conta poceis...Ahhh si nao vo...hehehe...

              By : Ricardo Salem 

               18/12/2011 as 01:45

Contos de Pae Miguel de Angola