O HOMEM QUE ESCREVIA NOVELAS

Um homem andava inquieto pela praia deserta, por vezes pisava na água, outras erguia os braços abertos para o céu e em outras vezes parava com o olhar fixo no horizonte. Eu sabia quem era ele e entendia, sem ele saber, a sua angústia. Não me cabia, entretanto, ajudá-lo. Nem ele aceitaria se eu me oferecesse.

Um ônibus cheio de turistas parou próximo ao local onde ele estava. Algumas pessoas o reconheceram e diziam umas para as outras - Ele é o homem que escreve novelas! O barulho das pessoas o irritou. As tentativas de aproximarem-se dele foram frustradas pela sua saída repentina. Eu quis segui-lo, todavia ele foi mais rápido e logo o perdi de vista. Sabia, porém, que amanhã ele estaria ali de volta.

Aquele homem era autor da novela de maior audiência do momento. Todos queriam questioná-lo sobre o assassino misterioso, que deixava a todos assustados e curiosos.

À noite assistindo a novela, sentado em minha confortável poltrona, eu imaginava o desfecho daquela trama. O seu senso de justiça sempre aflorava ao determinar o destino de cada um de seus personagens. Mas desta vez ele apaixonara-se pela mais bela vilã que criara - não queria matá-la, nem queria fazê-la sofrer. Sentia que desta forma estava sendo injusto para com todos os outros personagens - todos lhe cobravam um desfecho trágico para ela. Ele sofria com isso. Adorava a todos eles. Cada um extraíra um pouco da sua alma, o que fazia com que sofresse mais do que de outras vezes ao traçar-lhes os destinos.

No dia seguinte, no mesmo horário, encontrei-o sentado na areia rabiscando alguma coisa no chão. Não havia como enxergar o que ele fazia, até que, já de pé, ele desenhou um enorme rosto, com uma boca bem definida e olhos puxados emoldurando-o com cabelos cacheados. Sabia que aqueles traços eram da sua bela vilã, intrigou-me, entretanto, um pequeno círculo que fizera em sua testa, depois voltou a sentar-se no chão. Percebi que chorava. Não entendia seu sofrimento! De repente chegou a sua idolatrada atriz. Discutiram. Com movimentos bruscos ela apagou do chão o desenho que ele fizera. Aproximei-me sem ser notado e ouvi a discussão. Disse ela:

- Você não pode matá-la! Tantas pessoas como ela se dão bem na vida. Por que fazer esse desfecho?

A sua vilã não era apenas uma pessoa má, era terrivelmente cruel e vingativa. Sentiu, ali, que deveria matá-la o quanto antes, precisava urgentemente salvar sua bela atriz. Abraçou-a com delicadeza sentando-a na areia ao seu lado e, carinhosamente, disse:

- Não compete a você decidir o destino dela. Você tem que fazer o que eu vou determinar que seja feito.

Ela, nervosa, contestou:

- Eu sou contra a idéia de matá-la! Dê-lhe um sofrimento capaz de fazê-la mudar e faça com que ela peça perdão a todos que fez sofrer.

Ele a olhou demonstrando estar realmente preocupado. Sentia que ela estava perdendo a sua identidade - ela entregara-se por completo àquele personagem e não estava conseguindo separar-se dele, os fantasmas de suas vítimas a atormentavam. Ele sentia-se culpado pelo seu sofrimento. Toda maldade que fora capaz de imaginar pusera para que ela incorporasse e agora era preciso que, a bem da moral da história, ela pagasse pelo que fez. Porém o lado sedutor do personagem o fascinava - Ela era sua criação! Cada palavra, cada sorriso, cada maldade, tudo era fruto da sua mente e agora ele também sofria por expurgá-la. Mas tinha que libertar a sua adorada atriz daquele personagem perverso.

Ambos permaneceram abraçados, sentados na areia da praia. Voltei para a minha realidade. Sabia que veria em breve o resultado daquele encontro.

Enfim o grande dia. Cena a cena tudo ia se resolvendo: Crianças brincando, casamentos se concretizando. Um a um cada personagem ia tendo seu destino traçado. Chegara o momento crucial. Numa grande festa, no sexto andar de um edifício, a sua bela vilã surge na sacada da varanda. Todos os olhares se voltam para ela. Porém, sem que ela pudesse evitar, todas as suas maldades, todos os seus assassinatos foram revelados. Ela, num gesto rápido, toma como refém uma criança, ameaçando jogá-la pela janela.

Alívio! Entraram os comerciais!

Pensei: Ele não será capaz de fazer esse desfecho. Ninguém faria isso a uma inocente criança! Seria demais para com os telespectadores e, principalmente, para com a sua bela atriz.

A novela reiniciou e, aliviado, percebi que o homem que escrevia novelas não fora cruel a ponto de fazê-la cometer mais esse crime. Numa seqüência, em câmara lenta, uma bala brilhante atravessa a sala e penetra na testa da vilã atravessando-lhe a cabeça. Porém o mais surpreendente estava por vir - o tiro partira dele, do homem que escrevia novelas. Ele entrava encenando um louco! E fez-se o grande desfecho. Ao final todos se abraçaram.

O homem que escrevia novelas saiu em silêncio. Sabia que a vida não era uma novela e temia pelos grandes desfechos da vida real.

http://suely-provisorio.blogspot.com//

Suely Sousa
Enviado por Suely Sousa em 15/01/2012
Código do texto: T3442525
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.