A CIDADE QUE EXPULSOU DEUS

De repente, as pragas do Egito e as agruras do Apocalipse se abateram contra a indefesa cidade de Boqueral. O povo, atônito, em um misto de dor e orgulho, se via no noticiário da TV. Outrora, desinteressante para qualquer empreitada, Toninho Periquito era convocado por repórteres da capital a conceder entrevistas. Sua fala tinha peso agora. Sua opinião ajudava a vender jornal e a atrair empresas de sabão em pó para a carteira de anunciantes da TV.

Era uma cidade pacata e que desenvolvia uma vocação sacra para o tédio. O dono da funerária local fazia bicos como ourives para complementar sua renda doméstica. O último homicídio havia acontecido há quatro anos. O delegado gozava de boa vida por ali. Não raro reunia os amigos na mesa de reuniões da delegacia para amistosas partidas de dominó. As missas e os cultos estavam sempre lotados. Comumente, os namoros se davam após o amém do sacerdote, no pátio da igreja.

A vida previsível e feliz da pequena Boqueral foi interrompida. Um terremoto dividiu mais que o chão árido. Abriu covas profundas no coração dos moradores. Duzentos mortos. O hospital, único da cidade, foi reduzido a pó. O armazém do Seu Clóvis também veio abaixo. O serviço de energia foi danificado. Os corpos foram contados no escuro. Lanternas se misturavam às velas. As carpideiras tiveram calos na língua de tanta reza entoar. O padre, teve que chamar reforço para encomendar tanta alma. O pastor se trancou na igreja, buscando respostas. Não houve sessão ordinária na Câmara Municipal. Um dos vereadores perdeu a vida, estava sob os escombros de uma lanchonete. Oito crianças de uma creche não mais voltarão para casa. A creche desapareceu na poeira.

Muitos feridos. Pernas. Braços. Pedaços de pele. Dedos. Muitos fragmentos humanos podiam ser encontrado pelas ruas. E eram encontrados. Os olhos dos mais céticos se esbugalhavam de terror. Nenhum sorriso foi registrado em Boqueral em um raio de meses. Nenhum orgasmo foi contado. Ninguém foi cortejado ou pedido em casamento. Na rádio local não mais passou canção alegre, apenas baladas que se assemelhavam a ladainhas. As duas lanchonetes que restaram intactas cerraram suas portas.

Quem sobreviveu sem danos físicos chorava a dor de alguém próximo que fora levado. Maria Crispina perdeu o marido e seu único filho. Amaldiçoou Deus, a Virgem e os santos. Se enforcou e virou motivo de polêmica entre dois jornais. Um a contabilizou como vítima do terremoto. O outro encomendou um artigo ao seu melhor escriba. Um artigo virulento atacando o jornal rival por tamanho erro em incluir a suicida na estatística oficial. Um abrigo foi improvisado no ginásio de esportes da cidade. Ricos e pobres dividiam o mesmo acanhando latifúndio. Se serviam das mesmas rações oficiais de comida. Os tempos eram difíceis. Dias de alianças com o inimigo, pacto pela sobrevivência.

O prefeito perdeu dois secretários municipais e, diante de toda a carnificina, viu ruir a governabilidade. Estudou formular sua renúncia. Foi demovido da idéia por correligionários. Decidiu então que alguém tinha que pagar pela desgraça. Reuniu um conselho de notáveis da cidade. Entre eles, juiz, vereadores, padre, pastor e delegado. O prefeito acendeu um cigarro. Não fumou, porém. Tinha o hábito de acender cigarros e deixá-los queimando entre os dedos. Quis saber de todos que opinião tinham a respeito da tragédia que sobre eles se abatera. Muito versado em teologia e em cultura geral, o padre toma a palavra e garante que é fruto da vontade de Deus. Acrescenta que nenhuma folha cai da árvore se não for por obra do Criador. O pastor consente, embora sem oferecer um discurso reluzido à questão. Disse que era impossível entender os mistérios de Deus.

Enfurecido, o prefeito determinou então que Deus teria que pagar pelo que fez. O padre, o pastor e o delegado quase caíram da cadeira. Que sorte de pecados teriam eles cometidos para serem fulminados com a ira divina? Como autoridade maior do município, o prefeito disse que não poderia deixar uma afronta dessas passar em branco. E assim o fez. Enviou projeto de lei para a Câmara destituindo Deus de suas funções no âmbito da municipalidade. Desde o córrego Corta Goela até a serra da Embira e do ribeirão Serra Negra até a estrada nova Deus estava proibido de atuar. Segundo o documento oficial, ao Todo-Poderoso estava vetado intervir com intempéries e também beneficiar com pequenos milagres. As igrejas seriam transformadas em espaços públicos de reuniões.

Aproveitando a dor da população, o prefeito incutiu no coração de muitos a responsabilidade pela tragédia. A cidade foi dividida. Houve passeatas a favor e contra Deus. O terremoto havia dividido a cidade ideologicamente. Na rádio local um debate foi promovido. A bancada de Deus, liderada pelos clérigos, elencava fatores como o dom da vida, livre arbítrio, bondade e outros senões para a defesa do Criador. A oposição usava de artifícios sentimentais. Usava a desgraça municipal para demonstrar que Deus não amava os moradores de Boqueral.

Após calorosas discussões, greve de fome, campanhas de oração e todo um repertório de operações, a Câmara deu o veredicto: por 5 votos a quatro o mandato de Deus estava cassado na cidade. Sem perda de tempo, o prefeito sancionou a lei. Deus estava oficialmente deposto de Boqueral. Houve foguetes de comemoração e gritos de revolta. Um militante foi baleado por conta do evento. Para não descumprir a lei, ele não clamou por milagre. Partidário do prefeito, podia morrer mas não atrairia para si a maldição de ser o primeiro a afrontar a lei.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 15/02/2012
Reeditado em 29/02/2012
Código do texto: T3500954