O TRONO DO DIABO

Virgem, uma menina muito sapeca, vivia envolvida em diabruras na terra, pintava e bordava...amarrava o rabo do gato, cortava as pernas dos gafanhotos, tocava fogo na casa dos vizinhos, fazia intrigas entre as suas colegas, seus colegas e outra série de desvarios, só para se divertir.

A sua pobre mãe não sabia mais o que fazer, pois Virgem era uma moça inteligente, havia passado por várias escolas, e até chegou ao Doutorado, mesmo assim, continuava aprontando, foi, foi, foi até que pluft... Surtou.

E quando surtou, ninguém mais aguentava....

A polícia não conseguia prender, por que os seus tios eram influentes, a sua loucura às vezes era comovente, mas o fato é que todos passaram a temer, tentar dizer ou repreender aquela moça tornou-se uma tarefa impossível.

- Só Deus!...Diziam alguns cristãos.

E assim ela seguia livre a fazer o que lhe dava na telha.

Certo dia, numa bela madrugada fria, ela encontrou uma perereca e resolveu que tinha que pular o muro do governador para banhar Rita, a sua perereca.Deus já estava chateado, com as inúmeras reclamações de sua filha, então a castigou.

Ela pulou um muro de quatro metros de altura, driblou os guardas do palácio e quando estava dando banho na perereca, escorregou e caiu na piscina a se debater até ir ter contas com Deus.

Na terra uma festança acontecia, pois era o velório de Virgem.Todos soltavam foguetes, pulavam e dançavam, por terem se livrado daquela menina mania.

No céu, ela mal chegou e os anjos começavam uma rebelião. Aquela moça não sossegava... Ora veja, mal chegou e já estava arrancando as asas dos Querubins, seduzindo os anjos adolescentes e soltando trovão em tudo que era canto.

Ai Deus, estafado de tanta reclamação, motins e greves. Outra vez, intercedeu. Decidiu enviá-la a casa de fogo.

Dizia Deus:

- Menina você na terra foi um pecado, e como se não bastasse, veio aqui, que era tão sossegado, e tornou um caos; seduzistes os meus anjos e retirastes as asas dos Querubins, sem falar nas outras coisas que Pedro me relatou há pouco.

- Já não te agüento. Vou te mandar pra casa do Diabo...

Ela tentou argumentar, Deus já havia decidido. E ela foi-se, escoltada por dez anjos, porque Deus queria ter certeza que ela não iria dar nenhum desdobro.

Na casa do Diabo, as coisas agora mais quentes, pois o Senhor das trevas logo esquentou aquela medíocre vida. Mas a pequena Virgem, não se deu por vencida, aproveitou a eleição e se candidatou sem partido. A sua tacada era atormentar, mais do que ser atormentada. E pressionou tanto toda a diabada, que a comunidade maliguina resolveu apoiá-la.

Quando o Senhor das trevas viu que as eleições ele iria perder, chamou Deus e disse:

- Desculpe-me companheiro, mas lá no inferno está insuportável. Desde que aquela magricela foi pra lá que aquilo anormalizou.

- Veja só estou quase perdendo o meu trono. Ela encasquetou que quer o meu lugar. Perturbou tanto a comunidade, que eles estão pensando em nela votar.

- Sei que não somos muito amigos, mas você colocou-a lá, por favor, trate de tirar ela do meu lugar.

Deus: - é diabão, a coisa ficou negra, mas porque você não casa com ela, quem sabe não apreciaria essa novidade.

Senhor das Trevas: - Não estou dizendo que aquela geladeira faz-me mal. Se já não a agüento como convidada, imagine o que será de mim se ela for à patroa?!...

Deus se atou em risos, mas concordou e disse:

- bem já que entre o céu e o inferno ninguém agüentou vou mandá-la de volta a terra, e tentar arrumar um Cândido pra ela, acho que isso é que falta.

Na terra, era a estação de carnaval fora de época. Todos ainda estavam comemorando, quando Virgem apareceu de volta, antes mesmo de realizada o segundo turno das eleições no inferno, pois o primeiro ela havia vencido. Naquele dia foi um trauma total, as luzes se apagaram e muita gente que desfilava de sorriso na boca se engasgou e foi prestar conta com Deus e engrossar o voto a favor do Senhor do Inferno, ou seja, muitos preferiram morrer a enfrentar de novo aquela pestinha.

Ainda que desmiolada Deus sempre bondoso, procurou urgente um noivo. E foi tentar convencer Cândido, de aceitar a moça como esposa. Porém foi em vão, em vão também a tentativa com Jô. E Deus quase sem esperanças foi procurar na mata com o boitatá, a Emília e a Cuca, que se prontificaram em ajudar e a acolheram com alegria, aquela moça perdida.

Quando Virgem apareceu dona Cuca resolveu a sua aparência mudar e sob um breve apagar de luzes...um feitiço e Virgem se transformou na Mula –sem cabeça.A principio ela ainda deu uns coices, mas foi o remédio de todos os males ela, aos poucos começou a sossegar.E definitivamente, desde aquele dia, o céu, o inferno, com o Diabo reeleito e a terra tiveram a paz, que tanto desejavam.

Dizem que ela ainda estava decidida em colocar um crachá, com as inscrições de MS/PS/DR Virgem mula sem cabeça.