O DESCOBRIMENTO DO BRASIL SOB PONTO DE VISTA DO ÍNDIO

O descobrimento do Brasil sob ponto de vista do índio.

Estávamos em um ritual quando de repente, avistei um barco no horizonte, era grande! Em minha terra jamais se vê assim.

Comecei a chamar a atenção dos outros, eles paralisaram, contemplando quando então o barco se aproximava cada vez mais perto. Hesitamos, pareciam querer invadir nosso território! O índio chefe alertou que devíamos nos esconder em nossas cabanas, não sabíamos o que estava por vir.

Em nossa terra, o grande navio repousou, uma moça linda de chapelão apareceu, ela estava coberta com muita tralha enrolada no corpo? E ainda tinha muitos cordões no pescoço e objetos que brilhavam tanto, mais pareciam com aquelas pedrinhas douradas que tem no riacho. O moço chefe que estava com eles, disse feliz ter descoberto um novo território... Como assim se a terra já era da gente?

O índio chefe nos liberou e aproximamo-nos dos recém- chegados; as crianças prostraram se debaixo dos panos das senhoras, para ver se eram como a gente, Havia era uma gaiola debaixo delas! Acho que é pra dar mais volume.

Como que seus objetos nos pareciam semelhantes com a pedrinha dourada que tem no riacho, ele se surpreenderam ao saber que aqui tinha também, ficaram igual malucos, correndo gritando quando encontraram.

Depois pediram pra fazer uma troca, a gente cortava a madeira vermelha que eles usavam para fazer o barco e cassava pedra, enquanto eles nos dariam do objeto que a gente vê nosso reflexo, além de machados, enxadas e outras coisas que nunca vi.

Teve um dia que chegou um senhor com um livro na mão e um objeto que eles chamam de crucifixo. Esse senhor era bom, ele veio ensinar catequese pra nós, disse que nossos rituais eram magia negra! Então leu o livro que consideram sagrado e começou a falar algumas coisas que era difícil de entender. Ele ajoelhava, fazíamos o mesmo, e só repetimos o que o Senhor dizia!

Logo vieram os cor – de – fumaça, esses eram maltratados, faziam tudo que o seu senhor pedia. A gente não podia ser maltratado, eles diziam que era pecado, mas pior para índio é ter relação com esses cor – de – fumaça, dizem que o filho nascido era do diabo, vai saber?

Jeander Cristian
Enviado por Jeander Cristian em 17/03/2012
Código do texto: T3560070
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.