O fim do Joaquim

Eu ainda era menina mas lembro como se fosse hoje.Os noticiários comentavam sobre um grupo de religiosos fanáticos que pregavam o fim do mundo.Naquela década de 80.Eram conhecidos como os borboletas azuis.Vestiam uma s túnicas azuis e evangelizavam por toda a cidade, aliás o grupo ganhou proporção por vários lugares do Brasil.Não recordo muito bem a data, mas, sei que numa manhã acordamos com o som de várias procissões percorrendo o nosso bairro. As senhoras da igreja distribuíam planfetos e flores. Numa atitude de arrependimento cristão presenciei vizinhos que não se falavam darem-se as mãos e pedirem perdão. Maridos confessando suas traições e para espanto destes algumas esposas também confessavam os seus adultérios. A data eu não sei ao certo, mas, o horário marcou a minha mente. O mundo deveria acabar por volta das dezoito horas ( hora sagrada da ave-maria).Por isso, mesmo as carolas amontoavam-se com seus rosários à porta da igreja abraçadas aos seus entes queridos.Eu até pensei em confessar que fora a culpada por um rapto do bolo de fubá na noite de sábado ,mas,resolvi ficar quieta.Deus me perdoou!

Na contagem regressiva para o fim do mundo os sentimentos nobres afloravam: o perdão, a gentileza, o amor que estava empoeirado entre os casais e a busca desesperada pelo perdão de Deus, que a essas alturas muitos faziam qualquer coisa pra conseguir o céu por descanso. De repente, os sinos da igreja começaram a badalar. Minha vizinha chegou a ver um anjo descendo do céu com um saco na mão. -_Saco? Perguntou o marido dela. Tanta coisa pra esse anjo ter na mão e ele vem com um saco?

-olha homem não duvida tá no fim e tu tá duvidando. Não vou nem comentar os detalhes...

Os sinos foram silenciando juntamente com as orações. Ninguém falava nada!Mas os olhos arregalados no relógio da matriz acompanhavam o passar da hora. O padre resolveu abrir a igreja e foi a missa mais lotada que já foi vista na cidade.Durante o sermão o padre falou:-Meus filhos o dia do juízo somente Deus sabe.Como podem acreditar em asneiras?Mas,vejo que tiveram uma lição ,aprenderam a necessidade de perdoar,confessar seus pecados e dividir amor com os irmãos.Que maravilha!

O marido da minha vizinha que dissera ter a visão do anjo virou-se para ela e disse:-Ei!Chama aquele anjo do saco pra recolher o seu Joaquim da padaria que tá tendo um troço porque sabe que hoje o mundo acabou pra ele .Dona Maria descobriu que ele tá de caso com a Jandira.

-É o fim do mundo mesmo homem! Lembra que eu não contei um detalhe da visão? Pois é ! O saco tava furado!Seu Joaquim vai ficar por aqui mesmo.

Neste momento o casal virou-se para ver o alvoroço no fundo da igreja:

-Valei-me meu Deus! Gritava seu Joaquim enquanto corria pelas ruas tentando escapar das tamancadas da Maria. E todos caíram na gargalhada .Aliviados voltaram para suas casas após ter passado a hora da falsa profecia enquanto no céu os anjos diziam amém!

Sim! O mundo acabou pro Joaquim.

Clara Fênix
Enviado por Clara Fênix em 06/04/2012
Reeditado em 31/10/2014
Código do texto: T3598522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.