O Palhaço

Prefeitura de Irajá, cujo prefeito eleito tentava a reeleição e um dos principais assessores de marketing, como na primeira eleição armou uma boa campanha, que culminou com a marcha da vitória do candidato da situação. Passado a entrega da rediplomação do prefeitoo seu assessor foi procura-lo para barganhar um cargo, já que na primeira eleição ficou de fora.

O senhor prefeito mandou agendar na segunda feira da semana seguinte.

O rapaz, então se preparou para visitar o prefeito e lá chegando, o chefe de gabinete mandou esperar.

Três horas e meia depois o rapaz foi avisado, que o senhor prefeito só iria atendê-lo pela parte da tarde.Sem dinheiro para almoçar e cansadoo rapaz desceu e foi esperar na praça em frente a prefeitura. Não foi para casa porque morava a quase vinte quilômetros do local e com o engarrafamento da cidade era provável que nem chegasse há tempo.

Quando a hora do segundo expediente começou o rapaz subiu, esperou mais um bom tempo, quando, enfim,o prefeito chegou.

Esperou mais meia hora, até que o chefe de gabinete mandou-o entrar. Protocolarmente pediu licença e foi convidado a assentar-se. Sem barreiras, celebraram as lembranças dos momentos cômicos de campanhaaté silenciarem e o prefeito perguntar com naturalidade, qual era a necessidade do rapaz.

Confiante pela abertura, o rapaz respondeu dizendo que queria uma participação no governo, pois estava numa situação difícil, tinha filhos e esposa. Sem casa para morar e sem um emprego ficava difícil manter a famíliae como haviam conversado antes das campanhas e um compromisso fora firmado, o rapaz estava agora reivindicando, mas sem arrogância.

Riram de novo e como bom politico o prefeito, batendo nas costas do rapazdisse,ao moço que esperasse mais uma semana, pois estava ajeitando o governo e que o rapaz ligasse para lembrar o prefeito do compromisso. Apertaram as mãos, a promessa foi firmada e o rapaz saiu agradecido e como combinado, na semana seguinte ligou ao prefeito, que não atendeu. Ligou na outra semana e um mês depois sem sequer ter sido ouvido.

Quatro meses se passaram, apesar do apelo da mulher o rapaz insistiu e conseguiu falar pelo telefone com o prefeito, que pediu mais um prazo e o rapaz pacientemente concedeu.

Três dias depois o rapaz tornou a ligar como combinado na ligação e dizendo pausadamente ao telefone respondeu ao prefeito:

- Excelência, aqui é o seu assessor de campanha. Estou ligando, porque o senhor pediu-me que eu o lembrasse do emprego para mim.

Em resposta o prefeito falou:

- Eu pedi para você me lembrar de um emprego para você.

-Rapaz!...Sinceramente eu não lembro nem de mim, que dirá de ti.

E desligou.

Do outro lado, o rapaz baixou o telefone e lembrou a esposa, que quando em campanha, o prefeito pede ajuda ao povo e após eleito, ele vira celebridade, na verdade é o dono do circo.

Pensou um instante e perguntou a si, perguntando para todos nós:

- Onde estarão os palhaços?