A MUDANÇA (CONTO)

Arlete chega aos 50 anos, perturbada, sofrendo de crise existencial, contrariando a afirmação de que, a partir dos 40 anos, a pessoa passa a se aceitar com o biotipo herdado geneticamente. Converteu-se ao credo protestante/evangélico, esperando que superasse os traumas de infância e adolescência, pois não se encaixava aos padrões de beleza impostos pela sociedade, pensando inclusive em suicídio...

A conversão porém, não traz conforto perene, e mesmo na igreja, passa a criticar pessoas tidas como mais belas do que ela, pois talvez de forma inconsciente, queria que os outros indivíduos, se sentissem infelizes como ela se sentia. Arlete tinha olhos azuis e pele branca (traços europeus), mas era muito baixinha, media 1,30 de altura, possuía braços curtos, pernas curtas e joelhos bem próximos (juntos), pescoço curto, rosto largo e achatado, cabelo crespo, seios grandes e flácidos e abdômen saliente, além de gorda, nutrindo também inveja às primas (caboclas de beleza singular e atraente).

Arlete, certo dia, procura uma psicóloga com traços estéticos e raciais idênticos aos dela, deduzindo que assim superaria os traumas mais rapidamente. Por incrível que pareça, a psicóloga era muito feliz, e dissera à Arlete, que tudo isso era fruto da miscigenação, e que Deus olha o interior do homem,( sendo inclusive imagem e semelhança dele), e que a mudança para a felicidade começa no próprio interior...

Todas as tentativas de cura, falham, porém uma surte efeito: A conversão ao Espiritismo. Arlete é convencida através de uma regressão de memória, que na encarnação passada, era alta (1,80m), cabelos lisos, magra, pernas longas e bem torneadas, seios médios e belos e barriga aderente. Foi sabido também, que nesta encarnação, ela critica os outros por revolta, mas na outra, desdenhava das pessoas por prazer, e que escolhera desde o mundo espiritual, o atual corpo (supostamente de estética sofrível) , como forma de regeneração e maturidade...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 22/04/2012
Reeditado em 17/05/2015
Código do texto: T3627972
Classificação de conteúdo: seguro