A FALHA NÃO-INTENCIONAL DE SÃO CIPRIANO (CONTO)

Por volta de 1915, logo após Tabocas tornar-se Itabuna, emancipando-se politicamente (desmembrando-se de Ilhéus), havia um modesto fazendeiro de cacau, chamado Coronel Félix (mui ordeiro, respeitado), porém de personalidade forte e polêmica, e que não tolerava falsidades. Era um homem cafuzo e seguidor de São Cipriano.

Ambíguo como a lenda de esse tal santo, já que não se sabe ao certo se era divino ou bruxo, Coronel Félix, após cometer assassinatos, rezava e envultava, transformando-se em objetos, enganando a polícia quando o perseguia. Após a proeza, ria com sarcasmo das trapalhadas dos policiais, pois em certa ocasião, pensaram até que Coronel Félix era um pilão que estava no quintal...

Perseguido noutra época, invocou a proteção do santo, convertendo-se numa planta chamada cipó-do-mato, rica em água. Depois de andarem a manhã inteira sob um sol escaldador de verão, um policial que se assinava como José Lins, sedento em demasia, puxa uma faca e corta o cipó. Em vez de água, escorre sangue, pois na verdade havia decapitado Coronel Félix. Traído pela eficácia do poder do santo, parte então de essa vida para uma melhor...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 02/05/2012
Reeditado em 17/05/2015
Código do texto: T3645109
Classificação de conteúdo: seguro