Onde se perdeu meu irmão? Parte 3

Augusto chegou à sala procurando pelos espetos e acabou encontrando a irmã sozinha, e foi falar com ela.

Contei pra ele – disse Augusto.

Contou o que?

Você sabe o que.

Muito bom, mas você sabe que mais pessoas precisam saber. Pelo menos uma você já superou.

É, mas ele ficou mudo.

Bom, achou que ele ia te abraçar e comemorar? Ao menos ele não fez um escândalo.

Pois é, agora vou descer levar os espetos. Só tenho que encontrá-los.

Mas acho que eles já estão lá embaixo. Lembro da tia levando pra ele.

Bom, vou descer para a churrasqueira.

Augusto desceu e encontrou o tio e a tia conversando algo em segredo, e prontamente despistaram quando ele chegou.

Pedi para você pegar os espetos, mas eles estavam guardados no armário daqui. Olha como tá a minha cabeça – disse o tio, dando uma leve risada.

Tudo bem – disse Augusto, fingindo que estava tudo bem.

Ricardo estava assando um carneiro para o almoço. Augusto não conseguia tirar da cabeça que eles estavam conversando sobre o que tinha revelado há pouco tempo.

Diga uma coisa tio – falou Augusto. Você costumava conversar bastante com a minha mãe? Sei que com o tumor mais avançado ficava muito difícil ter uma conversa. Mas quando ela estava bem, vocês conversavam sobre tudo?

Praticamente. Por que a dúvida?

Apenas queria saber se ela falava bastante de nós, eu e a Isabel.

Praticamente era apenas sobre vocês. Impossível uma mãe não falar mais dos filhos do que qualquer outra coisa.

Entendi.

Ricardo percebeu que Augusto estava incomodado após a revelação feita e desconversou.

Vamos pegar as cervejas no congelador – disse o tio.

Ok, vamos.

Também tenho guardado aquele vinho que você adora. Deixe as cervejas para mim. Aliás, pode ficar no sofá agora com os outros, já me ajudou bastante.

Augusto pegou uma revista velha, sentou no sofá e ficou folheando. Quando levantou a cabeça percebeu os olhos da tia encarando os seus, como se fosse uma acusação. Começou a suar e foi ao banheiro.

Enquanto o rapaz estava no banheiro, a tia perguntava à Isabel como estavam os estudos e a escola.

Iam muito bem até dois dias atrás. Agora estou sem vontade de aparecer na aula e de tocar nos livros. Mas a mamãe não me deixava faltar à toa, e o Augusto também não vai deixar.

Ricardo chamou-os à mesa, mas Augusto ainda estava no banheiro, e a irmã foi avisá-lo. O irmão saiu com uma cara de poucos amigos, e nisso Isabel tentou levantar sua estima.

Fica calmo. Você acabou de assumir. Ninguém vai te tacar uma pedra nesse momento delicado.

O que eu faria sem você garota? Disse Augusto passando a mão na cabeça da irmã.

Em agradecimento pode me deixar faltar o resto da semana na escola.

Vai nessa. Amanhã você tá de volta.

Após o dia passado na chácara, Augusto e Isabel chegaram em casa trazidos pelos tios, e antes do rapaz sair do carro, Ricardo lhe entregou um envelope lacrado, sem dizer o que era, além de entregar uma quantia em dinheiro para despesas urgentes.

Já dentro de casa, Augusto ligou para o pai, dizendo que aceitava o dinheiro oferecido, tendo este respondido que o depósito já fora feito.

Farah
Enviado por Farah em 10/06/2012
Reeditado em 12/06/2012
Código do texto: T3715228
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.