ANALISE DO POEMA POETA ATIRADO AOS BICHOS

1- A análise é fundamentada sobre o poema “poeta atirado aos bichos”

O tema é o amor do eu lírico por uma mulher, esta personagem feminina em uma descrição naturalista é figuradamente a África, isto pode ser afirmado a partir da descrição sincrética da amada com um misto de produtos industrializados e de elementos da natureza, dentre eles pode-se alistar os industrializados: “motores”, “chapas”, “obuses” e os elementos naturais: “capim”, “tálamo” e “gerânio”.

O forte apelo social é evidente por meio dos dois vocativos “meu amor” e da descrição do ato sexual com riqueza de detalhes: “gemido”, “ostra em chamas”, “obscenas”, “pervertidos versos”, dentre outros.

A aproximação da África à mulher amada e desflorada remonta a maneira sanguinária que o eu lírico coloca a violência sofrida pelo continente africano.

2-As continuas mudanças sociais sofridas pelos países africanos é representada por expressões como:”tendões nos afinados motores” e “chapas de maquilhagem” lembrando a indústria siderúrgica. Uma possível referência ao progresso das ferrovias e rodovias com a extensa intervenção do homem sobre a paisagem natural da África.

O aspecto intenso e sensual que marca as relações africanas e das quais assumimos vários traços antropológicos em nosso país são amplamente representadas pelos fragmentos do texto: “obscenas chapas”, “ansioso dos tendões” e “pervertidos versos”.

As bombas representadas pelos “obuses” somada a apresentação de uma poça de sangue onde encontra-se o eu lírico esquartejados põem em evidência a exploração econômica e a escravidão sofrida e com isto concorda a descrição do eu lírico .

3-um valor moral é levantado a partir do conto: “quem perde o corpo é a língua” de Angola com características da cultura Quimbunda ele denuncia um controle social existente na sociedade angolana.

O valor estabelecido no conto está nos detalhes da cultura africana seja pela maneira de narrar própria de uma lógica simples e visivelmente oral. Esta característica evidencia a tradição oral que é a base filosófica da literatura africana.

O local do encontro entre a Caveira e o Caçador e a persuasão que ele sofre indica uma familiaridade com o misticismo animista. O castigo físico lembra os sofrimentos que foram impostos aos africanos por séculos de dominação colonial igualmente indica os recursos violentos de moralização impostos pela sociedade.

Todo o conto reúne a necessidade de uma relação entre o individuo e a sua sociedade.

Rony Recla
Enviado por Rony Recla em 28/06/2012
Código do texto: T3750209
Classificação de conteúdo: seguro