Caminhos Distintos

Todos os dias, desde a hora em que acordava até à hora em que ia repousar-se Antônio César travava uma imensa batalha com a vida; sempre fizera assim e nessa manhã não foi diferente.

Acordara bem cedo já com imenso riso na cara, carregava consigo sempre um semblante de felicidade. Saudou os filhos a esposa e depois de tomar seu belo desjejum dirigiu-se ao trabalho.Na esquina da Matarazzo um carro o fechou quase que provocando um imenso acidente.Mas ele prosseguiu calmamente seu trajeto como se nada o abalasse naquela manhã de quarta-feira.

No estacionamento o primeiro contato com seus empregados e veio desde lá as reclamações:

- Pocha chefe, fulano de tal está causando prejuízos à empresa devemos demiti-lo.

- Cicrano brigou ontem com beltrano é bom que fique sabendo.

Eram as mais distintas fofocas que Antônio ouvira, mas ele não dava à mínima, resolveria isso com um simples diálogo.

No escritório logo em que se adentrou a secretária veio dizendo:

- Sr. Antônio estamos com inúmeros problemas, estamos com pedidos atrasados, clientes reclamando e parte de nossas máquinas estão com defeito.

Mas ele com uma voz serena rebateu:

- Paciência, resolveremos um problema de cada vez.

Antônio era um líder invejado e respeitado, era por essas e outras que se tornara um dos empresários mais ricos de todo o país, sabia como poucos resolver seus problemas e por mais que parecesse impossível sempre encontrava uma luz no fim do túnel. O dia todo foi desafiado com imensas adversidades e no final dele ainda tinha forças para continuar.

A noite tinha que dar uma palestra um grupo de empresários, deveria falar sobre motivação e sucesso profissional. E assim o fez.A palestra seguia tranqüila e todos os presentes estavam abismados com o sucesso e a dedicação de Antônio;foi assim que um deles perguntou:

- Como é que o Senhor conseguiu chegar tão longe na sua carreira, em que se motiva par sempre resolver seus problemas?

Antônio emocionado respondeu a pergunta:

- Minha família é a principal causa. Meu pai era um alcoólatra e batia em minha mãe, um dia ele acabou assassinando-a e meu irmão e eu resolvemos fugir de casa. Já faz mais de vinte anos isso,acredito que em algum lugar desse país devo ter um irmão gozando desse mesmo sucesso que eu.

(...)

No outro lado da cidade José brigava no bar Paraíso, o proprietário não queria mais vender-lhe fiado, perdera muito dinheiro com isso. José indignava-se,como iria beber?

Perdera o emprego e a mulher e só a bebida de certa forma o acalmava. Sentia-se acabado,no fundo do poço,e por vezes sentiu o desejo de suicidar-se.

Depois de brigar no bar deitou-se na calçada, seu corpo já estava debilitado por cauda de enormes extravagâncias, suas vestes em estado deplorável exalavam um odor fétido em que as pessoas sentiam repúdio.

Um pastor evangélico vendo aquela lúgubre cena começou a evangelizá-lo e depois de muito diálogo fez a seguinte pergunta:

- Por que razão meu filho, estás nessa triste situação, o que te faz ser assim desse jeito?

José sem alarde respondeu:

- Minha família é a principal causa. Meu pai era um alcoólatra e batia em minha mãe,um dia ele acabou assassinando-a e meu irmão e eu resolvemos fugir de casa.Já faz mais de vinte anos isso,acredito que em algum lugar desse país devo ter um irmão nessa mesma situação que eu.

José e Antônio eram irmãos tiveram os mesmos problemas, mas optaram em seguir caminhos distintos. Antônio optou pela melhoria, buscou forças e hoje é um empresário famoso. José aceitou o destino e acreditando ser sua sina virou alcoólatra como seu pai.Exemplos como esse estão presentes em nossas vidas e devemos optar por dois caminhos distintos:

- Melhorar ou aceitar a condição.

Nada acontece por acaso e está em nossas mãos a chance de obter a vitória.

(...)

Nota: Esse fragmento é parte integrante do livro “Caminhos Distintos” que escrevi há pouco mais de um ano, e que pretendo publicar. O livro baseado em fatos reais conta a história desses dois irmãos “José e Antônio que sairam da Bahia ainda pequenos para buscar a vida em São Paulo.

Mr Doug
Enviado por Mr Doug em 11/02/2007
Reeditado em 18/09/2009
Código do texto: T377415
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.